twitter

Vieira do Minho espera retorno de 2,5 milhões de euros com eventos do programa "Sentir Vieira" 2025

Vieira do Minho espera retorno de 2,5 milhões de euros com eventos do programa "Sentir Vieira" 2025 galeria icon Ver Galeria
Fotografia DM

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 10 de janeiro de 2025, às 16:00

Descentralização de eventos e regresso da prova do WRC - Rally de Portugal são as principais novidades

A descentralização de algumas atividades, o regresso de uma etapa do WRC - Rally de Portugal e a retoma do Ciclo do Pão são as principais novidades da edição de 2025 do programa “Sentir Vieira”. 

Apresentado hoje pelo município de Vieira do Minho, no Posto de Turismo, o programa contempla 12 eventos (um por mês) e está orçado em meio milhão de euros, tendo como objetivo divulgar, dinamizar e valorizar as potencialidades do concelho, assim como potenciar a atração turística.

A descentralização de algumas atividades para freguesias como Salamonde, Campos e Vilarchão é uma das principais novidades. A ideia de alargar animação e cultura a diferentes partes do concelho, explicou o presidente da Câmara de Vieira do Minho, é promover «maior inclusão das comunidades locais» e «valorizar as particularidades de cada freguesia».

António Cardoso adiantou que o conjunto de atividades proposto, e do qual se destaca o regresso da prova WRC - Raly de Portugal, representa um investimento municipal de cerca de meio milhão de euros, estimando um retorno de aproximadamente 2,5 milhões.

O WRC - Rally de Portugal voltará a passar por Vieira do Minho no dia 18 de maio (domingo), após a ausência no ano passado. 

Na conferência de imprensa, António Cardoso referiu que este evento, que faz parte do Campeonato Mundial de Ralis, promete geral não só um «grande retorno financeiro», como também proporcionar «enorme visibilidade» ao concelho, com grande impacto positivo no turismo e na projeção de Vieira a nível nacional e internacional.

«Este regresso da prova ao nosso concelho será, sem dúvida, uma grande vantagem para o turismo e para a projeção de Vieira do Minho», reforçou, acrescentando que esta prova promete «momentos de grande adrenalina».

O Ciclo do Pão será retomado na freguesia de Campos, no dia 26 de julho, numa iniciativa que tem como objetivo recriar o processo tradicional da feitura do pão, desde a preparação da massa até à cozedura em forno antigos.

Segundo António Cardoso, esta atividade visa reavivar esta tradição local que esteve alguns anos fora do programa, para além de proporcionar aos visitantes um contacto direto com o mundo rural. A jornada será enriquecida com uma mostra de fumeiro e uma chega de bois.

Programa inicia amanhã com Reisadas

O programa “Sentir Vieira” 2025 arranca já amanhã, 12 de janeiro, com o XXXI Encontro de Reisadas, um evento organizado pela autarquia que ao longo destes 30 anos tem contado com a participação não só de grupos locais, mas também de concelhos vizinhos, contribuindo para preservar uma tradição antiga.

De 21 a 23 de fevereiro realiza-se a XVII edição da Feira do Fumeiro, na praça em frente aos Paços do Concelho, um evento que, segundo o presidente da Câmara, tem vindo a crescer de ano para ano, sendo atualmente uma das maiores feiras do género no país.

«A Feira do Fumeiro está consolidada e atrai milhares de visitantes a Vieira do Minho, gerando um volume de negócios significativo», destacou António Cardoso. 

Para março, o programa sugere, pela primeira vez, a recriação do entrudo “Ai Artur!”, no centro da aldeia de Salamonde, na Rua Via Romana. O município vai envolver-se na organização deste desfile de carnaval dinamizado pela Associação Acordes Inspiradores, Associação Recreativa Rufeiros de Pena Má de Salamonde e Junta de Freguesia e que visa «enaltecer» o “Enterro do Artur”, uma das «maiores tradições carnavalescas locais» cuja origem se «perdeu ao longo dos tempos».

Em abril, Vieira do Minho irá assinalar as comemorações dos 51 anos do 25 de Abril com eventos culturais evocativos da revolução, nos dias 24 e 25, e em maio recebe a etapa do Rally de Portugal.

Agro Vieira integra dia dedicado ao garrano

Para junho o programa destaca a Agro Vieira, certame que voltará a reunir uma grande mostra da qualidade e riqueza do mundo rural em Vieira nas suas mais variadas vertentes. À semelhança dos anos anteriores, a feira decorrerá no Parque dos Moinhos no 1 de junho, e terá uma pequena mostra em frente aos Paços do Concelho.

 Além da exposição e venda de produtos, a Agro Vieira vai integrar o dia do cavalo autóctone (garrano) e destacará o trabalho de associações e entidades do setor agrícola e pecuário, nomeadamente a Cooperativa Agrícola de Vieira do Minho, a Associação de Criadores de Equinos de Raça Garrana e a Associação dos Criadores de Bovinos da Raça Barrosã.

Depois do Ciclo do Pão, em 26 de julho, o programa “Sentir Vieira” promove, no dia 10 de agosto, o Festival de Folclore, que contará com a participação de vários grupos provenientes de várias regiões do país

Este evento antecede a semana do emigrante que se prolonga até à festa em honra de Nossa Senhora da Conceição, em 15 de agosto.

Para setembro, está agendada a recriação de uma desfolhada tradicional, no dia 21 (terceiro domingo), em frente ao edifício da Câmara Municipal, animada por ranchos folclóricos, lavradeiras e cantadeiras.

De 3 a 6 de outubro, Vieira do Minho recebe a centenária Feira da Ladra, uma festa concelhia que arrasta multidões. «Como sempre, vamos ter um grande programa de animação, com um artista de renome, e o desfile alegórico das freguesias», destacou António Cardoso.

Para novembro, dias 15 e 16, está reservado o Mercado de Outono (com promoção de produtos como a castanha e o mel) e a Jornadas Micológicas, terminado o programa com a atividade da apanha e moagem da azeitona, no Lagar de Azeite de Vilarchão.