A chuva e mesmo alguns trovões não foram o suficiente para impedir que dezenas de corajosos se juntassem ontem de manhã nas margens do Rio Cávado, na Praia Fluvial do Faial, na vila de Prado, para o primeiro mergulho do ano.
Por entre sorrisos e brincadeiras, mal dava para perceber a diferença de temperatura entre o frio da água e do vento e o calor da vontade de manter viva uma tradição. Foram cerca de 60 os mergulhadores que, cheios de coragem e animação, entraram pelas águas do Cávado pouco depois das 11h15. Um número reduzido face ao ano anterior, mas ainda assim de destaque, quando se tem em vista o estado do tempo.
No final, para além do calor humano e do convívio a combater o frio e a aquecer a alma, o habitual Porto d’Honra, acompanhado de pastéis de nata, ajudou também a acalorar o estômago.
A iniciativa é organizada anualmente pelo pradense António Silva, mais conhecido por ‘Mouzinho’, tendo este ano como mote: “Vamos fazer do primeiro domingo do ano um dia de verão”. O objetivo principal da iniciativa é «valorizar e divulgar a Praia Fluvial do Faial durante a época baixa e ressalvar que, além do potencial turístico, este património natural deve ser cuidado, protegido e preservado para bem das gerações presentes e futuras».
Para Mouzinho, este é um momento «espontâneo», sem inscrições. «Apesar da chuva, as pessoas apareceram na mesma», disse aos jornalistas o organizador.