twitter

Ponte de Lima vai receber 10 novas estações meteorológicas no próximo ano

Ponte de Lima vai receber 10 novas estações meteorológicas no próximo ano
Fotografia Divulgação

Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2024, às 12:57

Iniciativa insere-se no projeto de Orçamento Participativo e visa melhorar a monitorização climática nas freguesias do concelho.

Serão instaladas no próximo ano 10 novas estações meteorológicas em Ponte de Lima, segundo anunciou hoje o MeteoFreixo.

A Rede Integrada Municipal de Estações Meteorológicas (RIMEM) foi um dos sete projetos selecionados no Orçamento Participativo (OP) de Ponte de Lima deste ano.

Dessa forma, as estações serão instaladas em 10 freguesias com um padrão microclimático específico (vale, vertente soalheira, vertente de sombra, planalto em altitude) e estarão localizadas nos seguintes locais: Centro Interpretativo Mesa Quatro Abades (Vilar do Monte), Ecomuseu da Labruja, JF Calheiros, Escola Básica/Secundária de Arcozelo, JF Vitorino das Donas, JF Facha, ,Escola Básica de Vitorino dos Piães, JF Cabaços, UF Vale do Neiva - Gaifar e JF Rebordões Souto.

Segundo a iniciativa, a RIMEM é uma proposta pioneira em Portugal e visa ser uma ação estratégica organizada e coordenada para a instalação de estações meteorológicas em ambientes diferenciados do território limiano.

“A interligação das estações meteorológicas permitirá disponibilizar informação em tempo real, através de uma plataforma online, permitindo também a monitorização com a publicação de relatórios climáticos mensais”, explica.

Além do RIMEM, na área de desenvolvimento sustentável, venceram os projetos “Caminho de Santiago Florido: Explorando a Biodiversidade na Correlhã” e “RIMSQA – Rede Integrada Municipal de Sensores de Qualidade da Água”.

A proposta de renovação das casotas do abrigo Associação Limiana para o Ambiente e Animais de Rua (ALAAR) foi a vencedora na área de bem-estar animal.

Na área da ocupação dos tempos livres, foram selecionados os projetos “Jardim do Imaginário”, “O Clube de Ciências Fora de Portas” e “Brincar e Aprender nas Férias”.