twitter

Famel abre novo centro de desenvolvimento em Guimarães

Famel abre novo centro de desenvolvimento em Guimarães
Fotografia Divulgação

Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2024, às 10:55

Empresa conta com um investimento recente de 2,5 milhões de euros

A Famel, histórica marca nacional no setor da mobilidade, prepara-se para iniciar uma nova fase de crescimento, localizando em Guimarães o seu Centro Avançado de Desenvolvimento e Prototipagem.

De acordo com um comunicado enviado ao Diário do Minho, esta unidade está estrategicamente situada no concelho de Guimarães, refletindo a visão de crescimento sustentável da Famel e a sua aposta na proximidade aos recursos logísticos da região, aos fornecedores e às principais vias de comunicação.

"Esta nova fase marca um momento crucial na história da Famel. Queremos continuar a honrar o legado da marca, mas com os olhos postos no futuro, através da inovação e sustentabilidade", afirma Joel Sousa, CEO da Famel.

Depois de ter iniciado a sua atividade em 1949 como uma fábrica de aros metálicos, a Famel lançou, 26 anos depois, a motorizada mais vendida em Portugal, a icónica XF-17. Após um processo de falência e subsequente revitalização, a marca concentrou-se na inovação e sustentabilidade, com a produção de motas elétricas.

Para dar continuidade à sua trajetória de crescimento, a empresa conta com um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros, provenientes do fundo Novus, gerido pela Magnify Capital Partners, em parceria com o Banco de Fomento e investidores privados.

A empresa sublinha que o processo de abertura desta nova unidade foi integralmente assessorado pelo departamento Corporate da dipe real estate, reforçando o compromisso da imobiliária em oferecer soluções de excelência para empresas de renome.

“A parceria com a dipe foi fundamental para encontrar uma solução que alinhasse as nossas ambições com as necessidades estratégicas do negócio. Guimarães oferece-nos o ambiente perfeito para crescer e inovar”, conclui Joel Sousa.

“Assessorar a operação que coloca uma empresa com o prestígio da Famel numa unidade tecnológica em Guimarães foi um processo desafiante. Estas instalações, com uma localização estratégica e um espaço que responde às suas necessidades futuras, demonstram a capacidade da dipe, através do seu departamento Corporate, de implementar e impulsionar marcas ou empresas de acordo com as suas principais exigências”, afirma Diogo Baptista Antunes, CEO da dipe real estate.