twitter

Guimarães reforça mobilidade sustentável com instalação de novas Bicibox

Guimarães reforça mobilidade sustentável com instalação de novas Bicibox
Fotografia DR

Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2024, às 09:40

Campus de Azurém e AvePark recebem equipamentos para estacionamento de bicicletas, somando cinco no concelho.

O Município de Guimarães deu mais um passo na promoção da mobilidade sustentável com a instalação de duas novas Bicibox, no Campus de Azurém da Universidade do Minho (junto às Residências Universitárias e ao Pavilhão Desportivo) e no AvePark (Polo do IPCA). Estes equipamentos, que complementam os já existentes na Estação Central de Camionagem, na Estação Ferroviária e na Cidade Desportiva, totalizam agora cinco locais estratégicos para o estacionamento seguro de bicicletas.

O projeto foi financiado através de uma candidatura submetida pelo Município ao Fundo de Transportes, gerido pelo Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT), no âmbito do Aviso 5/2023 – Apoio à Promoção do Transporte Público e Capacitação das Autoridades de Transportes.

Cada Bicibox permite o estacionamento de até 10 bicicletas e possui quatro cacifos para guardar capacetes ou outros equipamentos. As instalações incluem iluminação e tomadas elétricas nos compartimentos (ainda inativas, aguardando ligação à rede elétrica), sendo a utilização totalmente gratuita. O Município recomenda que os utilizadores usem cadeados para segurança adicional.

Estas iniciativas inserem-se nos compromissos da Estratégia Guimarães 2030 e do projeto Net Zero Cities, que visam alcançar a neutralidade climática até 2030, promovendo alternativas de mobilidade ecológicas e práticas.