twitter

Vinhos a Descobrir apresenta pequenos produtores a pensar em garrafas para a época natalícia

Vinhos a Descobrir apresenta pequenos produtores a pensar em garrafas para a época natalícia
Fotografia Vinhos a Descobrir

Redação

Publicado em 06 de dezembro de 2024, às 16:05

Certame decorre amanhã e domingo, em Vila Nova de Gaia.

A edição de Natal do Vinhos a Descobrir decorre, amanhã e domingo, na Sala do Morro Eventos, na Esplanada Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, contando com a participação de produtores da  Região dos Vinhos Verdes.

Esta iniciativa apresenta «pequenos produtores, que divulgam os seus projetos riquíssimos, plenos de história e tradição, em que são os próprios que dão a conhecer os maravilhosos vinhos que produzem, com imensas medalhas internacionais e nacionais», explica a fundadora e responsável do projeto, Ana Ferro.

Com a presença de 22 expositores, este Vinhos a Descobrir perfila-se como o local onde se pode encontrar o presente certo para o Natal ou para surpreender à mesa durante a época festiva, ao mesmo tempo que se ajuda os pequenos produtores a afirmarem-se no mercado. 

As edições de Natal são «realizadas para levar os produtores junto dos visitantes, fazendo com que o encontro e a descoberta sejam mais fáceis. Estes vinhos não se encontram em grandes superfícies», refere.

A promotora do evento acrescenta que «há um elemento surpresa», já que local onde se realiza «é bastante recente e permite usufruir da beleza das vistas do Jardim do Morro, dentro do conforto de uma sala».

António Vilela Areias, Tongobriga Wines e Gula Wines (Quinta da Cancela) são produtores de Vinhos Verdes participantes num certame que espelha a diversidade da produção nacional. 

«Os produtores presentes são excelentes, com vinhos de grande qualidade e a preços para todas as bolsas e gostos», diz, destacando que têm arrecadado prémios atribuídos por entidades estrangeiras e nacionais, idóneas, em prova cega. «É gratificante para o produtor ter os seus vinhos reconhecidos em Portugal, Ásia, Berlim ou Espanha», enfatiza.

Em relação ao percurso do Vinhos a Descobrir, o evento teve a primeira edição em Leiria, no passado mês de novembro, fazendo parte da «estratégia de divulgação dos pequenos produtores, fazendo chegar, agora, estes pequenos produtores com grandes vinhos a outras cidades portuguesas». 

Ana Ferro afirma que «o intuito é o de diversificar e ter uma abrangência cada vez maior da presença dos produtores em cidades que não costumam acolher eventos de vinhos e em que há grande apetência pela descoberta de fantásticos produtores e dos seus maravilhosos vinhos».

«A nossa estratégia foca-se, cada vez mais, em dar a descobrir produtores noutras cidades e locais, tornando desse modo mais abrangente a divulgação, o que permite dar a conhecer pequenos e médios produtores a um número cada vez maior de consumidores profissionais e particulares. A venda direta ao público pelos produtores e o encontro com profissionais do setor, que são convidados a participar no evento, permitem que em cada edição haja ainda mais consumidores a descobrir vinhos fabulosos, divulgando cada vez mais o que de melhor se faz em Portugal», declara.

Em seu entender, «o objetivo de alcançar novos consumidores, assim como divulgar os produtores junto dos profissionais do setor tem sido alcançado, sendo já um evento de referência no setor».  A agenda de eventos de 2025 vai ser lançada em início de janeiro.