twitter

Cinco municípios do Minho distinguidos com a Bandeira Verde ECOXXI pelo Desempenho Ambiental

Cinco municípios do Minho distinguidos com a Bandeira Verde ECOXXI pelo Desempenho Ambiental
Fotografia CM Braga

Redação

Publicado em 02 de dezembro de 2024, às 18:00

Braga lidera na região e integra o top 20 nacional, enquanto Famalicão, Caminha, Ponte de Lima e Viana do Castelo também são reconhecidos pela gestão sustentável.

Cinco municípios do Minho receberam a Bandeira Verde ECOXXI, um galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE). A cerimónia de entrega realizou-se no passado dia 28 de novembro.

Braga foi o concelho da região com o melhor índice global, sendo o único a integrar o top 20 da lista. Famalicão, Caminha, Ponte de Lima e Viana do Castelo também foram distinguidos.

Esta distinção reconhece os municípios que alcançam um índice global igual ou superior a 50% nos 21 indicadores e 70 subindicadores que avaliam políticas públicas de gestão ambiental e desenvolvimento sustentável.

Entre os indicadores avaliados encontram-se a promoção da educação ambiental; sustentabilidade nas zonas balneares; cidadania; governança e participação; emprego; cooperação com a sociedade civil; certificação de sistemas de gestão; alterações climáticas; saúde e bem-estar; e ordenamento do território, incluindo espaços públicos, planeamento e requalificação urbana.

Braga destacou-se em áreas como Sustentabilidade nas Zonas Balneares; Transparência; Digitalização e Conectividade; Emprego; Qualidade do Ar; Água Segura e Qualidade dos Serviços de Água Prestados aos Utilizadores; Valorização do Papel da Energia na Gestão Municipal; Agricultura Sustentável e Desenvolvimento Local.

No dia 28 de novembro, o Município de Braga foi galardoado pela quinta vez consecutiva com a Bandeira Verde ECOXXI, consolidando a sua posição entre os cinco melhores municípios do país na área ambiental e de desenvolvimento sustentável, com uma pontuação global de 88,8%.

"É um orgulho ver Braga distinguida pelo quinto ano consecutivo com a Bandeira ECOXXI. Este prémio é a prova do trabalho contínuo e árduo realizado ao longo dos últimos anos", afirmou Altino Bessa, vereador do Ambiente.

Os únicos municípios a alcançar um índice superior a 90% foram Pombal e Oeiras. Para além de Braga, outros 17 concelhos registaram pontuações entre 80% e 90%, incluindo Santo Tirso, Póvoa de Varzim e Matosinhos.

Famalicão obteve um índice entre 70% e 80%, Viana do Castelo ficou entre 60% e 70%, enquanto Caminha e Ponte de Lima alcançaram valores entre 50% e 60%.

Para se candidatarem à Bandeira ECOXXI, os municípios têm de fornecer informações detalhadas sobre as ações e atividades sustentáveis implementadas no ano anterior. Estes dados são avaliados por uma Comissão Nacional composta por mais de 30 entidades especializadas.

O Programa ECOXXI, criado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, foi implementado em Portugal há mais de 15 anos e continua a incentivar boas práticas de sustentabilidade nos municípios portugueses.