O mês de novembro foi pouco chuvoso e bastante ameno, com temperaturas noturnas muito suaves, de acordo com a análise do Centro de Estudos Climáticos do MeteoFreixo, em Ponte de Lima.
Segundo os dados analisados por Pedro Machado e Diana Viana, a temperatura média foi significativamente superior ao normal (+3,1ºC), sobretudo devido às temperaturas mínimas anormalmente elevadas para esta época do ano.
Por outro lado, a precipitação registada em novembro contrariou a tendência de 2024, sendo 45% inferior ao habitual, com apenas 106 mm acumulados. Destaca-se que, na sub-região do Baixo Minho (dados referentes a Braga), a precipitação foi ainda mais escassa, com apenas 70 mm, representando um desvio de 60% abaixo do normal.
Novembro apresentou temperaturas acima da média em praticamente todos os dias, com exceção de quatro dias ligeiramente mais frescos. Salientam-se, em particular, a primeira semana e os dias 23 e 24, com valores médios muito próximos dos 20ºC.
"A ausência de noites frias foi outra evidência alarmante. A média das mínimas para este mês situa-se nos 7,7ºC, mas em novembro de 2024 registaram-se mínimas extremamente suaves, especialmente entre os dias 4, 5 e 6, com valores superiores a 15ºC", destacou o MeteoFreixo em comunicado enviado ao Diário do Minho.
"As temperaturas máximas também foram bastante superiores à normal (16,8ºC), tendo-se registado seis dias (2, 3, 6, 7, 11 e 17) com valores acima dos 25ºC, em pleno mês de novembro. Os dados médios da estação meteorológica do Freixo indicaram uma temperatura média de 15,3ºC, ou seja, 3,1ºC acima da média para o mês (12,2ºC), classificando novembro como um mês muito ameno para a época", acrescentou.
No que respeita à pluviosidade, os 106 mm de acumulado mensal, 45% abaixo do normal, refletem um regime de precipitação pouco significativo, com um único dia de chuva torrencial (dia 24), que acumulou cerca de 50 mm. Nesse dia choveu cerca de 50% do total mensal. Este episódio de chuva intensa causou impactos significativos em algumas localidades, incluindo cheias urbanas.
De acordo com o gráfico termopluviométrico de 2024, novembro foi, em termos absolutos, pouco chuvoso, sendo o quarto mês menos pluvioso do ano, superando apenas junho, julho e agosto. De notar que este novembro foi ainda menos chuvoso que abril. As temperaturas amenas também foram um destaque, com valores semelhantes aos de abril e maio.
Em termos relativos, novembro de 2024 foi classificado como muito quente e moderadamente seco, com um desvio de +3,1ºC na temperatura e -45% na precipitação. Segundo o gráfico de dispersão, um novembro mais quente e pouco chuvoso surge como uma exceção na tendência climática da região do Minho, num ano de 2024 que, no geral, foi particularmente pluvioso e quente.
Para a primeira quinzena de dezembro na região do Minho, prevê-se alguma instabilidade atmosférica durante a primeira semana, com temperaturas amenas e possibilidade de aguaceiros fracos e dispersos. Na segunda semana, espera-se o regresso da influência anticiclónica, trazendo tempo seco e soalheiro. Nessa altura, prevê-se uma descida acentuada das mínimas, com a formação das primeiras geadas.