A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez colocou em consulta pública o projeto de Regulamento de Concessão de Regalias Sociais aos Bombeiros Voluntários do concelho. Através desta medida, a autarquia pretende incentivar o voluntariado e reconhecer a função de todos os voluntários.
Mediante este regulamento, os voluntários vão passar a ter acesso a um seguro de acidentes pessoais gerido pela Câmara Municipal, bem como beneficiar de redução de 50% de pagamento da taxa de IMI e IMT, em determinadas condições, de redução de 50% do pagamento de todas as taxas inerentes ao licenciamento ou comunicação prévia referentes a operações urbanísticas para habitação própria e permanente, prioridade na atribuição de bolsas de estudo e de habitação social promovida pela Câmara Municipal, quando em igualdade de condições sociais e de candidatura com outros candidatos, acesso gratuito aos Complexos Desportivos de Arcos de Valdevez, em regime livre, de bem como aos eventos de caráter desportivo e cultural, promovidos pela Câmara Municipal.
Esta proposta insere-se nas políticas sociais do Município e tem por objetivo conceder um conjunto de regalias aos voluntários que integrem o Corpo de Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez. Através desta medida, a autarquia pretende incentivar o voluntariado e reconhecer a função de todos os voluntários. “Este regulamento do Município apresenta-se como uma forma de reconhecer, proteger e fomentar o exercício de uma atividade com especial relevância para a comunidade arcuense”, refere a autarquia, em comunicado.