O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, esteve hoje em Celorico de Basto para visitar a Feira Anual de Santa Catarina.
O programa da visita incluiu um encontro do ministro com o executivo municipal, os presidentes das várias juntas de freguesia, representantes de associações locais e agricultores.
Segundo explica o comunicado, durante este momento de diálogo, foram abordadas as necessidades do setor agrícola local e destacada a importância do apoio ao mundo rural.
Na presença do ministro, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, enfatizou o papel da agricultura na economia local e apelou ao ex-autarca de Vila Verde para dar especial atenção às necessidades do concelho.
“Este é um concelho que se orgulha de ser um dos maiores produtores de vinho verde da Região dos Vinhos Verdes. A nossa agricultura é vital para o desenvolvimento económico e social do território, precisamos do apoio e empenho do estado para introduzir modernização e inovação e conseguir seduzir uma nova vaga de agricultores para o setor”.
Por sua vez, José Manuel Fernandes destacou a relevância da agricultura para o país:
“A agricultura é essencial para a construção de um país mais coeso e competitivo. Este governo está empenhado em valorizar o setor e respeitar os agricultores, garantindo-lhes condições para continuarem a ser protagonistas na sustentabilidade e na inovação do país.”
No final do encontro, todos tiveram a oportunidade de partilhar uma tradição gastronómica única desta feira: a sopa de nabos, uma tradição centenária que celebra a identidade cultural da região e uma visita à feira franca e exposição animal, onde o ministro teve oportunidade de contactar diretamente com os expositores e produtores locais, celebrando um dos momentos mais significativos do calendário anual de atividades do concelho.