twitter

José Manuel Fernandes visitou Feira Anual de Santa Catarina em Celorico de Basto

José Manuel Fernandes visitou Feira Anual de Santa Catarina em Celorico de Basto
Fotografia Divulgação

Redação

Publicado em 24 de novembro de 2024, às 16:21

Ministro da Agricultura ouviu o apelo do autarca para dar atenção especial às necessidades do concelho

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, esteve hoje em Celorico de Basto para visitar a Feira Anual de Santa Catarina.

O programa da visita incluiu um encontro do ministro com o executivo municipal, os presidentes das várias juntas de freguesia, representantes de associações locais e agricultores. 

Segundo explica o comunicado, durante este momento de diálogo, foram abordadas as necessidades do setor agrícola local e destacada a importância do apoio ao mundo rural. 

Na presença do ministro, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, enfatizou o papel da agricultura na economia local e apelou ao ex-autarca de Vila Verde para dar especial atenção às necessidades do concelho. 

“Este é um concelho que se orgulha de ser um dos maiores produtores de vinho verde da Região dos Vinhos Verdes. A nossa agricultura é vital para o desenvolvimento económico e social do território, precisamos do apoio e empenho do estado para introduzir modernização e inovação e conseguir seduzir uma nova vaga de agricultores para o setor”.

Por sua vez, José Manuel Fernandes destacou a relevância da agricultura para o país: 

“A agricultura é essencial para a construção de um país mais coeso e competitivo. Este governo está empenhado em valorizar o setor e respeitar os agricultores, garantindo-lhes condições para continuarem a ser protagonistas na sustentabilidade e na inovação do país.”

No final do encontro, todos tiveram a oportunidade de partilhar uma tradição gastronómica única desta feira: a sopa de nabos, uma tradição centenária que celebra a identidade cultural da região e uma visita à feira franca e exposição animal, onde o ministro teve oportunidade de contactar diretamente com os expositores e produtores locais, celebrando um dos momentos mais significativos do calendário anual de atividades do concelho.