twitter

Obras no Centro de Saúde de Famalicão arrancam no próximo ano

Obras no Centro de Saúde de Famalicão arrancam no próximo ano
Fotografia DR

Redação

Publicado em 22 de novembro de 2024, às 16:41

Abertura do concurso público foi aprovada esta quinta-feira, com preço-base de mais de três milhões de euros.

O Município de Vila Nova de Famalicão vai avançar com a requalificação do edifício da Unidade de Saúde Familiar (USF) Urbana, situado na Avenida 25 de Abril, num investimento superior a três milhões de euros. A abertura do concurso público para a concretização da empreitada foi aprovada na reunião do executivo camarário desta quinta-feira, dia 21 de novembro.

A construção do atual Centro de Saúde de Famalicão remonta ao inicio da década de 90, pelo que a obra agora apresentada permitirá ajustar o edifício às novas exigências programáticas e funcionais, criando novos espaços e funcionalidades. A empreitada prevê a intervenção nos dois pisos, com a melhoria das condições infraestruturais e a adaptação do edifício aos atuais padrões energéticos.

“São investimentos importantes que nos vão permitir melhorar as instalações e, por consequência, o atendimento e a prestação de cuidados de saúde à população”, realçou o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos. O edil lembrou ainda que a autarquia está já a preparar as instalações provisórias onde funcionarão todos os serviços desta USF durante o período das obras, na antiga fábrica da Boa Reguladora.

“Estamos a acautelar a transferência e a preparar tudo para que os profissionais da USF possam continuar a desenvolver o seu trabalho e para que nada falte na prestação de cuidados aos utentes”, referiu o edil, adiantando que estes trabalhos preparatórios já representam um investimento municipal na ordem dos 700 mil euros. Mário Passos referiu ainda que a autarquia vai aproveitar a intervenção na USF para criar um novo parque de estacionamento com cerca de 60 lugares, resolvendo “um problema que é estrutural naquele local”.

Recorde-se que o município assumiu a 1 de janeiro competências de gestão, manutenção e conservação de equipamentos afetos aos cuidados de saúde primários. A obra na USF Urbana resulta de uma candidatura a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).