twitter

Viana do Castelo oferece árvores autóctones aos proprietários florestais

Viana do Castelo oferece árvores autóctones aos proprietários florestais
Fotografia DR

Redação

Publicado em 20 de novembro de 2024, às 09:53

Autarquia já forneceu mais de cinco mil árvores de espécies autóctones.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, pelo sexto ano consecutivo, o programa “Reflorestar com Identidade”, uma iniciativa que visa a disponibilização de árvores de espécies autóctones aos proprietários florestais. 

Aquele programa municipal tem como objetivo incentivar uma gestão florestal sustentável, assente em espécies nativas, mais resilientes e diversificadas, adaptadas às características do território. Segundo a autarquia, desde 2019, foram fornecidas 5.863 árvores de espécies autóctones no âmbito das candidaturas ao Programa Reflorestar com Identidade.

Com a ação, o Município de Viana do Castelo refere que pretende «contribuir para a transformação da paisagem florestal, atualmente marcada por povoamentos contínuos, presença de espécies invasoras e elevada suscetibilidade aos incêndios». Assim, esta iniciativa propõe a criação de florestas de maior valor genético, mais resistentes ao fogo e com uma qualidade paisagística superior, promovendo um modelo de gestão ambiental equilibrado e sustentável.

As árvores disponibilizadas pelo programa, entre castanheiros, sobreiros, medronheiros, carvalhos e pinheiros-mansos, destinam-se prioritariamente à implementação e manutenção das Faixas de Gestão de Combustível, fundamentais para a proteção de aglomerados populacionais, edificações e rede viária florestal.

Ainda segundo a gestão municipal, o programa “Reflorestar com Identidade” assume-se, pois, como «uma oportunidade para que os cidadãos se envolvam proativamente na estratégia municipal da defesa da floresta contra incêndios, participando e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do seu território».  Adicionalmente, o programa integra o objetivo de georreferenciar as propriedades incluídas nas Faixas de Gestão de Combustível, assegurando a sua manutenção de forma regular e eficaz. 

Com o programa, a autarquia reforça o compromisso com a defesa da floresta.