twitter

Barcelos coloca plano de pormenor do Centro Hospitalar em discussão pública

Barcelos coloca plano de pormenor do Centro Hospitalar em discussão pública
Fotografia DR

Redação

Publicado em 20 de novembro de 2024, às 09:50

Processo em curso até 31 de dezembro.

Entrou esta quarta-feira em discussão pública o Plano de Pormenor do novo Centro Hospitalar de Barcelos, cujo objetivo primordial é «criar as condições de ordenamento territorial que viabilizem a criação do importante equipamento de saúde», divulgou a autarquia.

O plano agora em discussão pública - Plano Pormenor 1 - diz respeito à área nascente da UOPG – Unidade Operativa de Planeamento e Gestão - desde a Estrada Regional 204 (ER 204) até à linha que define a diretriz da futura via alternativa àquela estrada. De acordo com a autarquia, os interessados podem consultar toda a documentação, que diz respeito a este processo, no site oficial do Município ou, presencialmente, na DPGU – Casa do Rio, tendo até 31 de dezembro para o fazer.

De acordo com o Regulamento do PDM, esta Unidade Operativa tem por objetivo «proporcionar a implantação do Centro Hospitalar e respetivas acessibilidades, fazendo a articulação da rotunda da "fonte cibernética" com a rotunda do estádio e o estabelecimento de um "corredor verde", elemento que deverá integrar o futuro parque urbano da cidade. O terreno restante, incluindo o que possa sobrar da implantação do Centro Hospitalar, será urbanizado na categoria de "espaço central III", a nascente do corredor verde, e na categoria de "espaço residencial nível I", a poente do corredor verde».

Segundo a mesma fonte, a elaboração do Plano de Pormenor do Centro Hospitalar de Barcelos orientou-se por grandes princípios gerais, o primeiro dos quais é  «definir o desenho urbano estruturante desta área tendo em atenção as acessibilidades, as características da envolvente do território, as necessidades de afetação de áreas destinadas a espaços verdes e de utilização coletiva, a equipamentos de utilização coletiva e arruamentos, com vista ao desenvolvimento urbano qualificado e articulado como um equipamento estruturante na cidade». O segundo visa estabelecer, para além do cumprimento dos parâmetros de edificabilidade prevista pelo PDM, as demais disposições normativas consideradas necessárias para a adequada ocupação e transformação destes espaços. Finalmente, o objetivo final é «assegurar a cativação da área necessária para a construção de um Centro Hospitalar e respetivos acessos, estimada em cerca de 10 hectares, através da sua consideração com áreas de cedência devidas pelas operações urbanísticas que concretizarão o Plano de Pormenor».

A área disciplinada, de cerca de 31 ha (46% total da UOPG), é uma área praticamente não edificada contígua à malha urbana.