A Câmara de Vila Nova de Cerveira vai avançar com a criação de um espaço de usufruição nautral no troço final do Ribeiro de S. Gonçalo, salientando que a sua concretização implica o envolvimento da população.
Segundo fonte da autarquia, o primeiro passo do processo de recuperação daquele espaço está agendando para dia 24 de novembro, com uma ação de limpeza, enquadrada no Dia Mundial da Ciência, na perspetiva de contribuir para tornar o território mais resiliente às alterações climáticas, fortalecendo a natureza e prevenindo inundações.
A mesma fonte salienta que o objetivo é tornar aquele espaço envolvente ao troço final do Ribeiro de S. Gonçalo de uma usufruição harmoniosa do homem com a natureza, dando continuidade, até por razões de proximidade, ao Parque de Lazer do Castelinho. A essência deste espaço natural incide mais na recuperação de tradições ancestrais associadas à agricultura, aumentando o sentimento de pertença e o orgulho no lugar enquanto espaço e a sua história, para além de impulsionar a cooperação transfronteiriça na definição de uma estratégia comum para tornar o território mais resiliente aos efeitos das alterações climáticas.
Assim, enquadrada na comemoração do Dia Mundial da Ciência, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através do Aquamuseu do Rio Minho, propõe aos cerveirenses e tomiñenses que, no dia 24 de novembro, participem na atividade dedicada à anilhagem científica, com a presença do Biólogo Pedro Andrade, das 8h00 às 10h00, seguindo-se a ação de limpeza de envolvimento comunitário. Tendo sido, outrora, uma área agrícola, no final da jornada de trabalho, pelas 12h00, está agendado um lanche-convívio no próprio local reavivando uma prática comum de outros tempos. Por questões de logística, este momento carece de inscrição gratuita através do endereço https://forms.office.com/e/H3R2ExJCL1.
A Câmara de Vila Nova de Cerveira sublinha em comunicado envoado à comunicação social, que, pela sua dimensão, mais de quatro hectares, a criação deste espaço natural na envolvente do Ribeiro de S. Gonçalo vai prolongar-se no tempo, com outras ações de limpeza e plantação de árvores.