twitter

Misericórdia de Barcelos vai ter uma comissão de ética na área da Saúde

Misericórdia de Barcelos vai ter uma comissão de ética na área da Saúde
Fotografia DR

Redação

Publicado em 17 de novembro de 2024, às 10:40

Novidade anunciada no encerramento das Jornadas da Saúde 2024.

Vai iniciar funções, a partir do próximo mês de janeiro, a Comissão de Ética, na área da Saúde, da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB). A novidade foi avançada, sexta-feira, no encerramento das Jornadas da Saúde 2024 – "UCCI Santo António: Por uma prioridade social e de saúde", promovidas pela instituição. 

«É importante continuar a procurar mecanismos que, de forma mais independente, mais reflexiva e contínua, nos ajudem a melhorar a nossa ação. É também nesse sentido que surge a vontade, a necessidade e, já agora, a concretização de uma Comissão de Ética, que vai aconselhar a instituição em matérias que são muito importantes em termos de Saúde», explicou, a este respeito, o provedor da SCMB, Nuno Reis. Ainda segundo o dirigente, o «acompanhamento e a reflexão» serão levados a cabo por três profissionais externos e dois elementos de ligação da instituição.

O mesmo responsável adiantou ainda, a intenção da instituição avançar com obras de remodelação, que permitirão disponibilizar mais dez camas de cuidados continuados integrados.

Num momento «particularmente sensível» para a Saúde em Portugal, em cima da mesa daquelas Jornadas da Saúde da SCMB voltou a estar a intervenção e importância do setor social na resposta dada à comunidade nesta área. O presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos, atentou que «o grande desafio do Estado é olhar para a Saúde de uma forma integrada», ao passo que o presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde Barcelos/Esposende, Tiago Gonçalves, disse encarar «a atuação do setor social na Saúde como complementar, saudável, necessária e de qualidade».

No painel da tarde, sobre "Cuidados Continuados: Passado, Presente e Futuro", Ana Isabel Rodrigues, diretora técnica da UCCI de Santo António, abriu a porta da Unidade que lhe permitir «crescer enquanto pessoa e enquanto profissional», e destacou «uma década de dedicação, de progresso, de compromisso e, acima de tudo, de cuidado» aos outros em que esta Unidade da SCMB se tornou, no que qualificou «um verdadeiro espaço de recuperação, de reabilitação e de compaixão». No decorrer da sua intervenção, a enfermeira considerou a certificação da UCCI pela DGS, em 2022, como «um passo muito significativo» que reflete «o compromisso desta Unidade com a qualidade e a segurança na prestação de cuidados». Entre os desafios com que se deparam, estão a «admissão de pessoas com demência» e as «dificuldades em dar altas aos utentes».