O auditório da Câmara Municipal de Barcelos, recebe, nos dias 15 e 16 de novembro, o primeiro Congresso Neuromind - Neurociência, Mente e Comportamento”. Depois de umas masterclasses, da parte da manhã, a sessão de abertura realiza-se a partir das 14h00.
Em jeito de contextualização, a organização lembra que a Federação Mundial de Saúde Mental - a mais prestigiada instituição mundial neste domínio – declarou, no final de 2023, a cidade de Barcelos como a primeira Capital Mundial da Saúde Mental.
Assim, perante esta distinção, «tornou-se pertinente a organização de um encontro que reunisse profissionais, académicos, investigadores, cientistas e líderes de pensamento, reconhecidos internacionalmente, para a apresentação das mais recentes investigações e descobertas, promovendo o conhecimento de diversos domínios intimamente relacionados com a saúde mental», lê-se.
De acordo com a organização, durante os dois dias de Congresso, 16 palestrantes, vão abordar temas como as perturbações do neurodesenvolvimento, a relação do sistema visual com os mecanismos atencionais, a importância da socialização, a relação da tensão temporomandibular e da postura corporal com o bem-estar emocional, o sono, o stress, entre outras temáticas.
A primeira conferência vai ser proferida por Maria Rosário Rueda e tem como tema “Cérebro atento, o cérebro inteligente: Relação entre atenção e a inteligência”.Segue-se a intervenção de Francisco García, que falará sobre “Visão e Proprioceção”. Depois de uma pausa para café, às 17h00, a médica Beatriz Fernadéz vai abordar o tema “Perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) no adulto”.
Evento acreditado em diferentes ordens profissionais
De referir que a organização do Neuromind está a cargo do Centro Neurosensorial, Neuroinsight, Olhares - Centro de Inteligência Visual e da Câmara Municipal de Barcelos, contando com o patrocínio da Bausch Lomb, Hoya e Essilor, e com o apoio do Centro Social de Remelhe.
O evento está acreditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, Ordem dos Enfermeiros, pela Associação de Profissionais Licenciados de Optometria, pelo Sindicato dos Educadores e Professores Licenciados pelas Escola Superiores de Educação e Universidades pelo Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende.
Entre os palestrantes estão Nuno Sousa, médico, neuro-radiologista, investigador em neurociências no Instituto de Ciências da Vida e da Saúde da Universidade do Minho; Orlando Alves da Silva, fundador e presidente da Associação Portuguesa de Posturologia Clínica e Dislexia, que moderará a mesa redonda sobre “Síndrome de Deficiência Postural”; e Ricardo Silva, especialista em oclusão dentária, participará na mesa redonda sobre “Reabilitação Neuroclusal: um novo caminho para a saúde e o bem-estar”.
O concresso termina no dia 16, às 18h30.