twitter

Santa Casa da Misericórdia de Barcelos realiza “Jornadas da Saúde 2024” a 15 de novembro

Santa Casa da Misericórdia de Barcelos realiza “Jornadas da Saúde 2024” a 15 de novembro
Fotografia Arquivo DM

Francisco de Assis

Jornalista

Publicado em 07 de novembro de 2024, às 10:27

Evento realiza-se no Auditório da Misericórdia de Barcelos.

O   Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos acolhe, no próximo dia 15 de Novembro, sexta-feira, as “Jornadas da Saúde 2024”, centrado nas pessoas. Será um dia para debater o passado, mas sobretudo o presente e o futuro dos Cuidados Continuados Integrados, com especialistas de renome no panorama nacional.

De acordo com o programa estabelecido, após o acolhimento, às 9h00, realiza a sessão de abertura, às 9h30, com intervenções do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis; Eurico Castro Caldas, presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos; e António Gandra d’Almeida.

O primeiro painel das Jornadas da Saúde 2024 da Misericórdia de Barcelos é às 10h00 e tem como tema “Modelos de Reabilitação: o Papel Multidisciplinar da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). O painel vai ser  moderado pelo presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médico, com intervenções de Nuno Duarte, diretor técnico da ULDM do Centro de Acolhimento de “O Poverello”, com sede em Montariol, Braga; Luís Daniel Fernandes, diretor do Instituto de São João de Deus; e Manuel Caldas de Almeida; Coordenador da Comissão Executiva do Plano Nacional de Saúde  para as Demências.

Depois de uma pausa para café, os trabalhos são retomados às 11h30, com o painel “Inovação e Qualidade nos Cuidados: o utente no centro do processo”. 

Um debate com Sandra Cavaco, presidente do Concelho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde; Cláudio Correia, autor do “Modelo de Certificação da Qualidade em Saúde da DGS; e a jurista Filipa Magalhães.

O debate é moderado por Cátia Sá Guerreiro, professora da AESE Business School.

“Cuidados Continuados: Passado, presente e futuro”

Os trabalhos são retomados às 15h00, com o painel “Cuidados Continuados: Passado, presente e futuro”, com Isabel Galriça Neto, diretora da Unidade de Cuidados Continuados do Hospital da Luz; Lucinda Barros, enfermeira coordenadora da ECL Barcelos/Esposende; e Amélia Ferreira, médica, membro do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas (UMP).

A sessão de encerramento está marcado para as 17h00, com o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, Nunmo Reis; Manuel Augusto de Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas; Tiago Gonçalves, presidente do Conselho de Administração da ULS Barcelos/Esposende ; e Carlos Galambas, vice-presidente da ACESS.

Um debate que se quer de olhos postos no futuro.