Falta menos de um mês para o anúncio da cidade vencedora do título de Capital Verde Europeia 2026 e Guimarães mantém-se confiante na sua candidatura. Após ter sido selecionada para a shortlist, a cidade continua a demonstrar o seu compromisso com a sustentabilidade, sendo uma das três finalistas, ao lado de Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria). O vencedor vai ser revelado no dia 27 de novembro.
Recorde-se que o painel responsável pela avaliação das candidaturas a Capital Verde Europeia 2026, composto por sete especialistas independentes, destacou Guimarães pelo seu desempenho excecional em sete parâmetros ambientais: “qualidade do ar”, “ruído”, “água”, “biodiversidade, áreas verdes e uso do solo”, “resíduos e economia circular”, “alterações climáticas: mitigação e “alterações climáticas: adaptação”.
Guimarães chega pela segunda vez consecutiva à fase final da Capital Verde Europeia, com uma candidatura composta por um portfólio de iniciativas ambientais que já valeram reconhecimento internacional. A candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia é sustentada por uma década de trabalho nas sete áreas de indicadores ambientais definidas pela Comissão Europeia.
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, sublinha: “Guimarães tem demonstrado resultados tangíveis, como a redução da pegada de carbono, a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes e a criação de emprego sustentável. Estes avanços mostram que é possível conciliar o crescimento económico com a proteção ambiental. Com o anúncio da Capital Verde Europeia 2026 cada vez mais próximo, Guimarães pretende consolidar os progressos já alcançados e continuar a transformar-se numa cidade mais verde, justa e resiliente para as gerações futuras”.
Nesta fase da candidatura para Capital Verde Europeia 2026, as cidades finalistas vão apresentar a sua estratégia de comunicação e o plano de ação que vai ser implementado caso vençam o título. Para além de um troféu, a cidade vencedora vai receber um prémio de 600 mil euros para apoiar ações em áreas-chave de sustentabilidade e envolver os cidadãos em eventos de sensibilização.