O Município de Fafe assinalou esta terça-feira, dia 5 de novembro, o Dia do Cuidador Informal com a assinatura da Declaração de Compromisso com 15 instituições e organismos que prestam apoio às necessidades dos cuidadores informais no concelho. O documento visa fortalecer a rede de apoio e melhorar as respostas às necessidades destes cuidadores, disse fonte da autarquia.
Entre as entidades envolvidas estão a Santa Casa da Misericórdia de Fafe, centros sociais paroquiais, a Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Fafe, a Cooperativa de Solidariedade Social de Fafe - Coopfafe, entre outras.
Este compromisso resulta do trabalho conjunto desenvolvido pela Divisão de Coesão Social da Câmara Municipal, pelas instituições locais, pelo Centro Distrital de Braga da Segurança Social e pelo ACES Alto-Ave.
Na ocasião, o presidente da Câmara de Fafe, Antero Barbosa, reconhece e valorizou o «papel fundamental» dos cuidadores informais e destacou a importância da «solidariedade e colaboração entre instituições» para enfrentar este desafio.
O autarca expressou ainda «total abertura e disponibilidade» do município para apoiar estas iniciativas, considerando-as fundamentais para dignificar o concelho.
O Município de Fafe dispõe de um Programa de Apoio aos Cuidadores, que assegura ações de formações e de sensibilização, bem como a possibilidade de os cuidadores usufruírem de tempo para descanso e resolução de assuntos pessoais.