twitter

Concerto de Ana Bacalhau angaria fundos para obras na Capela da Sr.ª Conceição

Concerto de Ana Bacalhau angaria fundos para obras na Capela da Sr.ª Conceição
Fotografia DR

Redação

Publicado em 31 de outubro de 2024, às 12:15

Os trabalhos a realizar estão orçados em 200 mil euros.

A cantora Ana Bacalhau atua no próximo dia 14 de dezembro na igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, num espetáculo de angariação de fundos para a reabilitação da Capela de Nossa Senhora da Conceição.

Depois dos espetáculos de Sofia Escobar e de Cuca Roseta, a paróquia de Nossa Senhora da Conceição promove agora um concerto solidário com Ana Bacalhau cujos bilhetes estão à venda na Bilheteira online “https://anabacalhau.bol.pt” nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, Plataforma das Artes e da Criatividade, Casa da Memória, Loja Oficina (Rua da Rainha) e Multiusos de Guimarães.

Ana Bacalhau, além de uma intérprete ímpar, que em palco se entrega sempre como se aquela pudesse ser a última vez que a ouvimos e vemos ao vivo, tem cada vez mais uma palavra a dizer na escrita das letras e das músicas que interpreta.

recorde-se que a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, tem empreendido diversas iniciativas para viabilizar o projeto de conservação e restauro da Capela de Nossa Senhora da Conceição, no âmbito das quais será organizado, no dia 14 de dezembro, o concerto solidário com a participação de Ana Bacalhau.

A Capela de Nossa Senhora da Conceição é um património de Interesse Público que remonta ao século XVI. A romaria de Nossa Senhora da Conceição, a 8 de dezembro, e as Novenas das seculares Festas Nicolinas são expressões culturais e religiosas intimamente ligadas à Capela de Nossa Senhora da Conceição que, de acordo com um pergaminho descoberto por Abade de Tagilde, estava construída, pelo menos, desde os inícios do século XVI.

Depois de uma primeira intervenção estrutural, que incluiu a cobertura, paredes e soalhos, a torre sineira, a sacristia e um anexo, foram depois intervencionados os azulejos, os altares. Agora, para concluir o processo de recuperação da Capela de Nossa Senhora da Conceição torna-se necessário conservar e restaurar a tribuna, o órgão ibérico do século XVII e a talha dourada, entre outras intervenções de menor escala, estimando-se que ascenda a 200 mil euros o montante dos trabalhos ainda a realizar.