O diretor operacional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Marco Sousa, afirma que a presença da entidade de turismo, dos municípios e dos agentes económicos regionais no 25.º Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, em Ourense, «evidencia a importância da Galiza como principal mercado emissor de turistas para a região».
Este responsável falava na abertura do salão internacional, que decorreu quinta-feira, sendo que o primeiro dia do evento foi dedicado ao Turismo do Porto e Norte.
O dirigente referiu que a presença da região no Xantar carateriza-se por «uma diversificada panóplia de sabores, que revelam a riqueza gastronómica e vitivinícola do Porto e Norte de Portugal».
A entidade regional «associa-se a mais uma prestigiada edição do Xantar, afirmando-se de forma cada vez mais consistente como campo de uma estreita cooperação transfronteiriça no âmbito do produto estratégico gastronomia e vinhos», afirmou.
Marco Sousa elogiou a Exporense, deixando «um aplauso pela organização de tão relevante evento, que se afirma no panorama regional, nacional e internacional como exemplo de um prestigiante dinamismo decorrente de uma salutar conjugação de esforços institucionais».
«As diversas ações que promovemos ao longo do ano são eco vivo das estreitas parcerias que temos estabelecido com resultados visíveis ao nível de um trabalho em rede, que urge fomentar numa promoção em escala», declarou.
A sessão inaugural ficou marcada pelos elogios à capacidade de reinvenção do Xantar ao longo de um quarto de século, perfilando este certame como uma montra do potencial da eurorregião em termos de turismo gastronómico.
O início do evento foi aproveitado para reivindicar a melhoria da rede de transportes entre a Galiza e o Norte de Portugal, na sequência da cimeira ibérica de Faro, na qual o Governo de Espanha sublinhou o compromisso de ligar Madrid e Lisboa em comboio de alta velocidade em 2030, enquanto o executivo português revelou que dá prioridade à linha Porto-Vigo.
A cerimónia de abertura incluiu uma visita das autoridades espanholas e portuguesas ao recinto da feira, com vários brindes ao sucesso do evento e dos destinos ali representados.