twitter

Viana participa no Xantar para captar turismo de proximidade

Viana participa no Xantar para captar turismo de proximidade
Fotografia DR

Redação

Publicado em 23 de outubro de 2024, às 10:50

Município presente em salão de turismo gastronómico na Galiza

O Município de Viana do Castelo vai participar na 25.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre entre amanhã e domingo, na Expourense, em Ourense, na Galiza, para conquistar um «mercado estratégico de proximidade».

Tal como tem acontecido em anos anteriores, Viana do Castelo vai participar com stand próprio, numa promoção integrada com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal. 

«Com o intuito de conquistar visitantes e turistas da Galiza, Viana do Castelo promove neste certame os seus principais eventos e potencialidades turísticas, apostando na promoção do seu património natural e paisagístico e da sua riqueza monumental e cultural e na apresentação de produtos e serviços turísticos das diversas empresas do setor turístico que operam neste concelho, para além da sua excelente enogastronomia», refere a autarquia em comunicado.

Durante todos os dias do certame, o Município de Viana do Castelo e alguns parceiros locais vão dinamizar diversos momentos de animação. O programa começa amanhã, dia 24, com degustação da Torta de Viana (produto certificado) e prova de vinho dos produtores locais. 

Nos dias 24 e 25, decorre a mostra e venda de Conservas da Vianapesca, OP – Cooperativa de Produtores de Peixe de Viana do Castelo, CRL. seguindo-se, no dia 25, um showcooking pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e nos dias 26 e 27, a degustação de enchidos pela “Dona Rosa Fumeiro”.  O dia 26 será também dedicado à promoção dos vinhos verdes do concelho e incluirá uma prova comentada pelo Solar do Louredo.

O dia 26 de outubro, sábado, será um dia de animação especial, pois é o Dia Dedicado a Viana do Castelo no Xantar 2024, que contará com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Manuel Vitorino, na cerimónia oficial, acompanhado de uma delegação que integrará o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela e que atuará no palco principal da feira.