O Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, recentemente classificado pela União Europeia como Especialidade Tradicional Garantida, vai estar em destaque na 25.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre entre amanhã e domingo, na Expourense, em Ourense, na Galiza.
A Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima vai promover, em parceria com o Município de Ponte de Lima, uma demonstração da confeção desta iguaria, no próximo sábado, dia 26 de outubro, pelas 19h00, no recinto da feira, visando «sensibilizar e ensinar os participantes a apreciarem, a degustarem e a interpretarem os sabores e aromas da região».
Depois do sucesso do “showcooking” realizado na edição passada do certame, o famoso prato limiano volta agora figurar no programa do Xantar, mas já com a insígnia de Especialidade Tradicional Garantida (ETG), que lhe garante uma projeção internacional acrescida.
«A distinção como ETG assume especial relevância, no sentido contribuir para a preservação e perpetuação da receita tradicional do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, na medida em que oferece ao consumidor a garantia da sua origem, genuinidade e respeito pelos métodos de produção tradicionais», refere a presidente da Confraria Gastronómica, Cristina Mendes.
«A qualificação do Arroz de Sarrabulho como ETG pretende preservar o modo de transformação e composição que corresponde a uma prática tradicional de confecionar este prato gastronómico, produzido a partir de matérias-primas ou ingredientes utilizados tradicionalmente», acrescenta.
Esta responsável explica que o «registo do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como ETG revela-se como um relevante instrumento, eficaz para criar economias de escala, sendo o processo de certificação uma mais-valia para o produto em si, para a segurança alimentar dos consumidores e um estímulo para a sua comercialização, num contexto em que o consumidor é cada vez mais fidelizado e exigente».
«Estamos perante um relevante processo para a afirmação do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima num patamar de excelência, visando consolidar Ponte de Lima como destino gastronómico capaz de atrair crescentemente segmentos de mercado mais específicos que valorizam a diferenciação, a confiança e a qualidade no âmbito da sua experienciação turística», declara.
Neste âmbito, através da participação no Xantar, esta entidade pretende «evidenciar a qualificação do património gastronómico como fator de valorização dos produtos e receitas locais, sinonimo de identidade e preservação das raízes culturais», assim como «valorizar o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima no contexto do ecossistema turístico local, regional e comunitário e a sua ligação aos Vinhos Verdes de Ponte de Lima, com especial enfase na importância da enogastronomia».
«Fica o convite para celebrar, saborear e experienciar a autenticidade da nossa cultura e da nossa vivência em proximidade com os sabores e com os aromas que definem a memória coletiva de Ponte de Lima», afirma.
O Município de Ponte de Lima participa com um stand próprio no Xantar, tal como nas edições anteriores, visando a promoção dos produtos agroalimentares e da oferta turística do concelho. A gastronomia, o Vinho Verde – com as castas Loureiro e Vinhão –, os produtos endógenos, como os enchidos e fumados, a sidra e o mel, o artesanato e as tradições folclóricas vão estar em destaque no stand do concelho.
A participação de Ponte de Lima engrossa a presença do Norte de Portugal na 25.ª edição do Xantar. Entre amanhã, dia 24, e domingo, dia 27, a Expourense é o epicentro do turismo gastronómico e do enoturismo peninsular, com um certame que regista a participação de 90 expositores. O espaço inclui quatro restaurantes e uma zona de tapas, contando com inúmeras provas e animação permanente, num total de cerca de 140 iniciativas. O evento tem entrada grátis.