twitter

Ponte de Lima promove na Galiza excelência do arroz de sarrabulho

Ponte de Lima promove na Galiza excelência do arroz de sarrabulho
Fotografia DR

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 23 de outubro de 2024, às 23:00

Confeção do prato em destaque no salão de turismo gastronómico de Ourense.

O Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, recentemente classificado pela União Europeia como Especialidade Tradicional Garantida, vai estar em destaque na 25.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre entre amanhã e domingo, na Expourense, em Ourense, na Galiza.

A Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima vai promover, em parceria com o Município de Ponte de Lima, uma demonstração da confeção desta iguaria, no próximo sábado, dia 26 de outubro, pelas 19h00, no recinto da feira, visando «sensibilizar e ensinar os participantes a apreciarem, a degustarem e a interpretarem os sabores e aromas da região».

Depois do sucesso do “showcooking” realizado na edição passada do certame, o famoso prato limiano volta agora figurar no programa do Xantar, mas já com a insígnia de Especialidade Tradicional Garantida (ETG), que lhe garante uma projeção internacional acrescida.

«A distinção como ETG assume especial relevância, no sentido contribuir para a preservação e perpetuação da receita tradicional do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, na medida em que oferece ao consumidor a garantia da sua origem, genuinidade e respeito pelos métodos de produção tradicionais», refere a presidente da Confraria Gastronómica, Cristina Mendes.

«A qualificação do Arroz de Sarrabulho como ETG pretende preservar o modo de transformação e composição que corresponde a uma prática tradicional de confecionar este prato gastronómico, produzido a partir de matérias-primas ou ingredientes utilizados tradicionalmente», acrescenta.

Esta responsável explica que o «registo do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como ETG revela-se como um relevante instrumento, eficaz para criar economias de escala, sendo o processo de certificação uma mais-valia para o produto em si, para a segurança alimentar dos consumidores e um estímulo para a sua comercialização, num contexto em que o consumidor é cada vez mais fidelizado e exigente».

«Estamos perante um relevante processo para a afirmação do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima num patamar de excelência, visando consolidar Ponte de Lima como destino gastronómico capaz de atrair crescentemente segmentos de mercado mais específicos que valorizam a diferenciação, a confiança e a qualidade no âmbito da sua experienciação turística», declara.

Neste âmbito, através da participação no Xantar, esta entidade pretende «evidenciar a qualificação do património gastronómico como fator de valorização dos produtos e receitas locais, sinonimo de identidade e preservação das raízes culturais», assim como «valorizar o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima no contexto do ecossistema turístico local, regional e comunitário e a sua ligação aos Vinhos Verdes de Ponte de Lima, com especial enfase na importância da enogastronomia».

«Fica o convite para celebrar, saborear e experienciar a autenticidade da nossa cultura e da nossa vivência em proximidade com os sabores e com os aromas que definem a memória coletiva de Ponte de Lima», afirma.

O Município de Ponte de Lima participa com um stand próprio no Xantar, tal como nas edições anteriores, visando a promoção dos produtos agroalimentares e da oferta turística do concelho. A gastronomia, o Vinho Verde – com as castas Loureiro e Vinhão –, os produtos endógenos, como os enchidos e fumados, a sidra e o mel, o artesanato e as tradições folclóricas vão estar em destaque no stand do concelho.

A participação de Ponte de Lima engrossa a presença do Norte de Portugal na 25.ª edição do Xantar. Entre amanhã, dia 24, e domingo, dia 27, a Expourense é o epicentro do turismo gastronómico e do enoturismo peninsular, com um certame que regista a participação de 90 expositores. O espaço inclui quatro restaurantes e uma zona de tapas, contando com inúmeras provas e animação permanente, num total de cerca de 140 iniciativas. O evento tem entrada grátis.