O Turismo do Porto e Norte de Portugal está a convidar a Galiza a descobrir os sabores e as experiências que a região tem para proporcionar.
Este é o mote da participação da entidade regional de turismo na 25.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre entre quinta-feira e domingo, na Expourense, Ourense, na Galiza.
O Turismo do Porto e Norte volta a ser parceiro estratégico deste evento, promovendo um vasto leque de iniciativas ao longo do programa.
A programação cultural desta organização promete «um apelativo conjunto de conteúdos interpretativos alusivos à temática “Gastronomia e Vinhos”», em conjunto com parceiros públicos e privados.
Por seu turno, o certame galego defende que a participação do Norte «tem uma componente emocional pela união que sempre existiu entre a Galiza e Portugal», mas também se assume como «estratégica», uma vez que este é «o principal mercado emissor de turistas estrangeiros para a Galiza».
«Ao mesmo tempo, a Eurorregião Galiza – Norte de Portugal constitui um destino único com uma oferta gastronómica e vínica de qualidade para se posicionar internacionalmente», refere.
Segundo dados avançados na conferência de imprensa de apresentação do salão internacional, há quinze câmaras municipais portuguesas que participam de forma autónoma no evento, para além das autarquias que marcam presença no espaço do Turismo do Porto e Norte.
Ao todo, o programa vai contar com cerca de 140 iniciativas, entre as quais a estreia da eleição da melhor tortilha de batata e do melhor hambúrguer da Galiza.
Durante quatro dias, a Expourense torna-se no epicentro do turismo gastronómico e do enoturismo peninsular, com cinco países representados: Espanha, Portugal, Peru, Costa Rica e Austrália.
O evento vai ter 90 expositores e 63 adegas com 113 referências de vinho galego, às quais se juntam os vinhos portugueses, apresentados pela ViniPortugal. O espaço inclui quatro restaurantes e uma zona de tapas, contando com inúmeras provas e animação permanente. A entrada é gratuita.