O Minho vai promover o turismo, a gastronomia e os vinhos da região no 25.º Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre entre 24 e 27 de outubro, na Expourense, em Ourense, Galiza, numa edição recheada de novidades, entre as quais um concurso de tortilhas.
A festejar um quarto de século, o certame mantém-se como uma referência na promoção do turismo gastronómico da eurorregião da Galiza e do Norte de Portugal, promovendo o que esta área geográfica com mais de 7 milhões de habitantes tem de melhor para oferecer aos visitantes.
O Norte de Portugal volta a apostar neste evento para captar turistas galegos, ao mesmo tempo que o Xantar apresenta um programa com novidades para receber os minhotos que, entre a próxima quinta-feira e domingo, se deslocarem à Expourense, local onde decorre o evento.
Para além da realização em outubro, em vez de decorrer em novembro, como aconteceu nas últimas edições, o programa do Xantar estreia um concurso de tortilhas de batata e outro de hambúrgueres, numa edição em que os vinhos portugueses vão estar em destaque, através de provas comentadas promovidas pela ViniPortugal.
A programação arranca quinta-feira, 24 de outubro, com o dia dedicado ao Turismo do Porto e Norte de Portugal, estreitando os laços de cooperação na promoção do produto estratégico de gastronomia e vinhos. Sábado, 26 de outubro, é dedicado a Viana do Castelo e a Vizela.

Viana do Castelo vai estar em destaque logo no primeiro dia do certame, às 18h00, no stand do Município, com uma degustação da Torta de Viana, marca certificada, e uma prova de vinhos. Em parceria com a Vianapesca, OP – Cooperativa de Produtores de Peixe de Viana do Castelo, vai decorrer a mostra e venda de conservas e em colaboração com a Dona Rosa Fumeiro a comercialização de enchidos. Às 18h15 começa a prova de vinhos e a degustação de doces e de chocolate levada a cabo pela Câmara Municipal de Valença.
Na sexta-feira, dia 25, a partir das 13h30, o Município de Guimarães promove o showcooking “Bacalhau & gema curada”, dinamizado pela chefe Liliana Moura, do HOOL Restaurante. Segue-se, às 16h30, uma demonstração culinária realizada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e às 17h15 um showcooking pela Escola Profissional de Esposende.
“Torta de Guimarães revisitada” é o mote para o showcooking que se realiza às 16h15 de sábado, dia 26. Às 18h30 decorre uma prova comentada dos vinhos de Viana do Castelo, com a enóloga Rita Araújo e o produtor Solar de Louredo. Às 19h00 tem lugar um dos destaques do programa, o showcooking de Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, recentemente classificado pela União Europeia como Especialidade Tradicional Garantida, harmonizado com vinhos do concelho, numa iniciativa da Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima e do Município de Ponte de Lima.
Em matéria de animação, o programa de sábado conta com a atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Vizelense (Vizela) e do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela (Viana do Castelo).
Com cerca de 140 atividades, com entrada gratuita, o Xantar assume-se como um ponto de encontro da euroerregião da Galiza e do Norte de Portugal, contando com uma zona de restaurantes e uma área de tapas. Existe também uma zona dedicada aos vinhos, licores e aguardentes tradicionais da Galiza.
O Xantar é a única feira internacional de turismo gastronómico acreditada da Península Ibérica. Defende a qualidade da gastronomia e do turismo sustentável e saudável, aliando a tradição e a inovação dos territórios representados, através de exposições, provas temáticas e demostrações de culinária ao vivo, entre as iniciativas que decorrem durante quatro dias de intensa atividade. A edição do ano passado contou com 17 mil visitantes.