A Câmara da Póvoa de Lanhoso deu início à elaboração do seu Plano Estratégico Local para o Turismo, setor que, considera, representa uma das atividades estruturantes do concelho.
«Queremos que a Póvoa de Lanhoso seja cada vez mais reconhecida pelo seu património, pela sua história, pela sua paisagem, pela sua gastronomia e é com este plano que conseguimos delinear um caminho», sustentou o vereador do Turismo, Ricardo Alves, dando conta de que números recentes revelam que o distrito de Braga já ultrapassou os valores pré-covid. «Estamos todos no bom caminho e queremos também colocar a Póvoa de Lanhoso nesse bom caminho», referiu.
O lançamento dos trabalhos de preparação para a elaboração do “Plano Estratégico Local para o Turismo – horizonte 2030” aconteceu no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, por ocasião da celebração do Dia Mundial do Turismo. Na oportunidade, foi dado a conhecer o estado atual do setor no território, nomeadamente, forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. O momento contou ainda com a presença de pessoal técnico do município a quem caberá coordenar a execução do referido instrumento de planeamento, em estreita colaboração com os agentes locais, e de representantes de empreendimentos ligados ao setor, e que, de uma forma direta e indireta, contribuem para o desenvolvimento do concelho.
A autarquia pretende que este plano seja uma construção partilhada e amplamente colaborativa e participada de modo a que se possa perspetivar o turismo da Póvoa de Lanhoso a médio e longo prazo, a partir de uma base alargada.