O Município de Vila Verde promove esta sexta-feira, dia 11 de outubro, a II Feira da Saúde. O evento vai decorrer no espaço da Adega Cultural, mobilizando um conjunto alargado de parceiros. Estão agendados rastreios, massagens, tratamentos, exposições, workshops, palestras de sensibilização e formação sobre cuidados de saúde e suporte básico de vida.
Integrada no âmbito do Projeto SANUS, a Feira da Saúde apresenta-se como um “espaço para pensar e agir” num setor absolutamente central na estratégia de “afirmação progressiva de Vila Verde como território de excelência, que se diferencia pela qualidade de vida e onde as pessoas estão sempre em primeiro lugar”. Com início previsto para as 9h00, o evento é aberto à população em geral. O programa abrange um conjunto variado de componentes que promovam "hábitos de vida para estar bem, físico e mental, das pessoas".
Ao longo do dia, a II Feira da Saúde vai contar com momentos de massagens e manicure, a par de inúmeros rastreios, designadamente para tensão arterial, determinação IMC, glicemia, visão, entre outros. O programa inclui sessões sobre Suporte Básico de Vida e ergonomia no trabalho, pela ULS Braga. Nos momentos de autocuidado, formandos da Escolas Profissional Amar Terra Verde (EPATV) vão oferecer massagens orientais e manicure normais. Vão estar igualmente disponíveis massagens de relaxamento, pela ‘Do It Better’.
Para estas ações, a organização conta com a intervenção de diferentes parceiros, incluindo também a SEPRI, ISAVE, Farmácia Fátima Marques, Smile Up, Ótica da Lage, APJOF, P5, associação TEM, Reabilitação Dr. José Oliveira, ATAHCA e Escola Secundária de Vila Verde. Nas palestras, está prevista a abordagem de diferentes temáticas, como ‘ISAVE e Termas de Caldelas: Ensino, Investigação, Saúde e Bem-Estar’, ‘Nutrição Clínica - Viver com Saúde’ e ‘A Importância da Saúde Oral’. A alimentação vai estar no centro das atenções no ‘workshop’ “Cávado Com Sabor –Alimentação Local e Sazonal”. Antes do encerramento, pelas 17h00, vai decorrer uma aula de pilates.