twitter

Escola de Engenharia da Universidade do Minho comemora amanhã 49 anos de existência

Escola de Engenharia da Universidade do Minho comemora amanhã 49 anos de existência
Escola vai homenagear António Guimarães Rodrigues
Fotografia DR

Publicado em 03 de outubro de 2024, às 17:48

É a maior Escola da universidade com polos em Braga e em Guimarães

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) comemora esta sexta-feira, dia 4 de outubro, o seu 49.º aniversário. 

A cerimónia, com início às 16h30, terá lugar no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães, terá entrada livre e transmissão em direto no YouTube da EEUM. 
 

A cerimónia deste ano inclui uma homenagem ao professor emérito António Guimarães Rodrigues, presidente da Escola de Engenharia nos anos de 1997 a 2000, e reitor da UMinho entre 2002 e 2009, bem como os discursos do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e do presidente da EEUM, Pedro Arezes. 

O programa contempla ainda o reconhecimento público dos membros da instituição recentemente aposentados, a entrega de diplomas de reconhecimento do desempenho de técnicos administrativos e de gestão, e a atribuição de diplomas e prémios de mérito a investigadores, docentes, instituições e empresas.  Nesta sessão será ainda apresentada a identidade gráfica e a comissão comemorativa do Cinquentenário da EEUM. O evento encerra na nave central do campus de Azurém com uma atuação das tunas de Engenharia da UMinho e o corte do bolo de aniversário.
 

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho é considerada «exemplar na formação e na transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade». 

É a maior Escola da UMinho, com nove departamentos (Informática, Produção e Sistemas, Eletrónica Industrial, Sistemas de Informação, Engenharia Biológica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Polímeros e Engenharia Têxtil) e nove centros de investigação (2C2T, Algoritmi, CEB, CMEMS, CTAC, IPC, ISISE, HASLab, METRICs). 

Tem 263 docentes de carreira, 132 investigadores doutorados e mais de 100 técnicos. No último ano letivo integrou cerca de 7800 estudantes, distribuídos por 15 licenciaturas, 13 mestrados integrados, 36 mestrados e 20 programas doutorais.