A Famel, icónica marca portuguesa de motociclos, agora com sede em Guimarães, conseguiu um investimento de 2,4 milhões de euros para regressar ao mercado.
De acordo com o Jornal de Negócios, a marca vai disponibilizar um modelo inspirado na XF-17, que vai ganhar duas versões elétricas, e pretende voltar à estrada já na primavera do ano que vem.
A empresa de Joel Sousa, refundador da Famel, avança que já conta com 100 pré-reservas. O preço da nova versão ronda os 6.500 euros.
A Magnify Capital Partners e o Banco de Fomento abriram a primeira grande ronda de investimento com 2,45 milhões de euros, havendo ainda a possibilidade para os pequenos investidores.
O objetivo de Joel Sousa é chegar a 2029 com uma produção na ordem das 2 mil unidades ao ano.
A marca foi fundado originalmente em 1949 e começou a produzir no ano seguinte. A concorrência de marcas internacionais na sequência da entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia acabou por ditar a crise na empresa, que declarou falência em 2002.
O anúncio de revitalização da marca ocorreu em 2014, e o protótipo do novo modelo ocorreu em 2022, e agora vai arrancar a produção, com sede no AvePark, em Guimarães.