twitter

IPVC reforça política de saúde mental e bem-estar dos estudantes

IPVC reforça política de saúde mental e bem-estar dos estudantes
Fotografia DR

Redação

Publicado em 26 de setembro de 2024, às 14:40

Projeto traz reforço do serviço de consultas de Psicologia, a criação de redes de suporte aos estudantes e promove a literacia em saúde.

Com o objetivo de contribuir para uma comunidade académica mais saudável e resiliente, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o RES4ALL+, um projeto que pretende transformar a saúde mental e o bem-estar dos estudantes, capacitando-os para enfrentarem os desafios da vida académica, pessoal e profissional.

Em comunicado, a instituição explica que o “RES4ALL+ visa não só contribuir de forma positiva e eficaz para o sucesso académico e o desenvolvimento pessoal dos estudantes, mas também reforçar as ações de prevenção, tratamento e reabilitação no âmbito da saúde mental”.

Financiado pela DGES (Direção-Geral do Ensino Superior), o RES4ALL+ assenta no reforço de recursos e respostas dos serviços de saúde e bem-estar já existentes no Politécnico de Viana do Castelo, com forte aposta em medidas preventivas. O programa procura capacitar os estudantes, dotando-os de competências sociais e emocionais essenciais para enfrentar os desafios do quotidiano académico e pessoal.

O RES4ALL+ está alicerçado em seis eixos de ação: bem-estar e diversidade(s), e-saúde, campus resiliente, desenvolvimento e bem-estar académico, serviço de psicoterapia e observatório de saúde mental e bem-estar.

Na prática, o RES4ALL+ baseia-se no reforço do serviço de consultas de Psicologia e na disponibilização de consultadas de psiquiatria, na criação de redes de suporte aos estudantes e na promoção da literacia em saúde. Estas ações incluem a realização de sessões e workshops sobre temas como ansiedade, depressão, stress, sono e autoestima. “O projeto pretende, em última instância, criar uma cultura de apoio e compreensão, com especial atenção à rede de suporte para estudantes com necessidades educativas especiais e estudantes ERASMUS”, refere o IPVC.

Para o Presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, “o RES4ALL+ dá continuidade à primeira fase do projeto, o RES4ALL, e procura fortalecer as competências de resiliência dos estudantes, reduzindo desigualdades e vulnerabilidades." Carlos Rodrigues acrescenta ainda que o projeto visa "desenvolver competências em literacia em saúde mental positiva e promover a capacidade de agência coletiva no seio da comunidade académica. Com a implementação deste projeto, o Politécnico de Viana do Castelo contribui para um percurso académico de sucesso e bem-estar, criando sinergias com outras instituições de ensino superior e reforçando as políticas de saúde mental em Portugal”.