twitter

Hospital de Guimarães abre nova unidade para aumentar respostas de cardiologia

Hospital de Guimarães abre nova unidade para aumentar respostas de cardiologia
Fotografia DR

Redação

Publicado em 11 de setembro de 2024, às 10:31

Clínica de Insuficiência Cardíaca permite à ULS do Ave combater morbilidade associada a doenças cardíacas.

O serviço de Cardiologia do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimaraes,  inaugurou ontem a Clinica de Insuficiência Cardíaca. 

A nova unidade assume «o objetivo de oferecer cuidados de saúde de elevada qualidade e personalizados para pacientes com insuficiência cardíaca» e representa «um avanço significativo na prestação de cuidados cardíaco à população». 

A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Alto Ave, Pedro Cunha, da diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares, Clara Paz Dias, do diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários, Domingos Carneiro de Freitas, entre outros profissionais de saúde, nomeadamente António Lourenço, diretor do Serviço de Cardiologia, e a Filipa Almeida, responsável da Clinica de Insuficiência Cardíaca. Estes dois médicos com responsabilidades na nova unidade, destacaram a importância de um espaço dedicado ao tratamento ambulatório destes doentes, disponibilizando cuidados cardiológicos diferenciados, efetuados por uma equipa multidisciplinar e dedicada, composta por médicos cardiologistas, enfermeiros especializados e técnicos de cardiopneumologia, com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir a hospitalização frequente associada a esta condição. 

Conforme vincaram, a inauguração da Clinica de Insuficiência Cardíaca permite à comunidade da ULS do Alto Ave ganhar um importante recurso no combate à insuficiência cardíaca.