O serviço de Cardiologia do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimaraes, inaugurou ontem a Clinica de Insuficiência Cardíaca.
A nova unidade assume «o objetivo de oferecer cuidados de saúde de elevada qualidade e personalizados para pacientes com insuficiência cardíaca» e representa «um avanço significativo na prestação de cuidados cardíaco à população».
A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Alto Ave, Pedro Cunha, da diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares, Clara Paz Dias, do diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários, Domingos Carneiro de Freitas, entre outros profissionais de saúde, nomeadamente António Lourenço, diretor do Serviço de Cardiologia, e a Filipa Almeida, responsável da Clinica de Insuficiência Cardíaca. Estes dois médicos com responsabilidades na nova unidade, destacaram a importância de um espaço dedicado ao tratamento ambulatório destes doentes, disponibilizando cuidados cardiológicos diferenciados, efetuados por uma equipa multidisciplinar e dedicada, composta por médicos cardiologistas, enfermeiros especializados e técnicos de cardiopneumologia, com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir a hospitalização frequente associada a esta condição.
Conforme vincaram, a inauguração da Clinica de Insuficiência Cardíaca permite à comunidade da ULS do Alto Ave ganhar um importante recurso no combate à insuficiência cardíaca.