twitter

Unidade de Saúde Familiar da Meadela entra em funcionamento após investimento de 3,4 milhões de euros

Unidade de Saúde Familiar da Meadela entra em funcionamento após investimento de 3,4 milhões de euros
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 04 de setembro de 2024, às 16:03

O equipamento de saúde vai servir cerca de 9.700 utentes de várias freguesias.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), João Porfírio Oliveira, visitaram esta quarta-feira a nova Unidade de Saúde Familiar da Meadela. A unidade entra em funcionamento após um investimento superior a 3,4 milhões de euros.

O autarca vianense destacou o “trabalho de proximidade entre administração da ULSAM e autarcas do Alto Minho, o que tem permitido criar as infraestruturas necessárias e tem incrementado a atratividade de profissionais de saúde para a região”. Luís Nobre considerou mesmo que o Alto Minho “está a dar um exemplo ao país, ao pôr em prática a verdadeira descentralização” e dando resposta às necessidades dos utentes. “Este é um dia feliz para Viana do Castelo e para a área de influência da unidade de saúde, possível graças a um caminho de parceria e de colaboração”, realçou.

O edil avançou ainda que, em breve, vai ser lançada a primeira pedra da construção da futura Unidade de Saúde de Alvarães. Acrescentou também que a autarquia pretende dar continuidade, em parceria com a ULSAM, à requalificação das extensões e centros de saúde do concelho.

O Presidente do Conselho de Administração da ULSAM assegurou que o novo equipamento de saúde “vem permitir reorganizar os serviços e aproximar a Unidade de Saúde Familiar da Meadela da população e do centro da Meadela”. O responsável elogiou as instalações “absolutamente fantásticas” que permitem melhorar o serviço aos utentes.

A Unidade de Saúde Familiar Tiago de Almeida, anteriormente situada na Praça 1.º de Maio, na sede do Centro de Saúde de Viana do Castelo, mudou-se já para este novo espaço. O equipamento de saúde vai servir cerca de 9.700 utentes de várias freguesias, sendo que 80% destes pertencem à Meadela e à Areosa.

A Unidade de Saúde Familiar da Meadela ocupa uma área aproximada de quatro mil metros quadrados e conta com 14 gabinetes de consulta médica, dez gabinetes de enfermagem ou de consulta de enfermagem, quatro consultórios, uma sala de amamentação, uma sala de espera materno-infantil e fraldário, dois gabinetes multifunções, integrando ainda salas de tratamento, salas de espera, arquivo, salas de reuniões e de pessoal, casas-de-banho, vestiários e zonas de manutenção técnica.

O projeto resultou de uma parceria efetuada através de um protocolo de colaboração estabelecido entre o Município de Viana do Castelo, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte). A obra mereceu financiamento ao abrigo do Programa Operacional da Região Norte – Norte 2020 no valor de 1,429 milhões de euros, tendo a Câmara Municipal assumido a verba restante, que ascendeu a dois milhões de euros. O Município garantiu o financiamento da componente nacional, coordenando também toda a empreitada de execução da nova Unidade de Cuidados de Saúde Primário para depois ser entregue à ULSAM.