twitter

Misericórdia de Barcelos investe 2,5 ME em residência para estudantes

Misericórdia de Barcelos investe 2,5 ME em residência para estudantes
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 02 de setembro de 2024, às 17:47

A residência vai contar com 43 camas.

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos vai investir 2,5 milhões de euros para converter um edifício do século XVIII numa residência estudantil com 43 camas, foi anunciado esta segunda-feira. Em comunicado, a instituição refere que em causa está a reconstrução, alteração e ampliação da Casa de Santa Maria, situada no centro histórico de Barcelos e devoluta há alguns anos.

O auto de consignação da obra vai ser assinado na quarta-feira, sendo o prazo de execução de perto de 18 meses. O investimento será comparticipado até 1,6 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Citado no comunicado, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos sublinha que a intervenção pode levar mais pessoas a viver no centro da cidade, “o que é de realçar nos tempos que correm”. Nuno Reis acrescenta que o projeto, além de salvaguardar património antigo, “vai permitir à Santa Casa poder cumprir mais uma das Obras de Misericórdia, dando pousada aos que hoje são também peregrinos, os estudantes deslocados, designadamente os mais desfavorecidos economicamente”.

Para o responsável, trata-se de “uma resposta às necessidades que a pressão do mercado imobiliário impôs, sobretudo nos últimos anos. As camas serão disponibilizadas “a custos acessíveis”.