A comunidade de Riba de Âncora e as freguesias do Vale do Âncora, em Caminha, viveram este sábado um dia histórico com a inauguração do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora.
Numa cerimónia simples, mas muito participada, foram várias as intervenções de responsáveis pelos diferentes organismos que colaboraram, de diversas formas, para que a obra fosse agora realidade. «É um projeto de todos», referiu Rosa Máximo, da direção do Centro de Dia.
«Gratidão e agradecimento foram, aliás, as palavras mais repetidas», referiu a autarquia caminhense em comunicado, onde releva o carinho em relação ao Pároco Manuel Joaquim, que em breve se vai retirar de funções, e que é um dos mais importantes obreiros, o primeiro talvez a sonhar com a obra. «Para ele estava reservada uma pequena surpresa, um presente, um Cristo», acrescenta-se na mesma nota.
O autarca Paulo Alvarenga revelou que «a obra não acaba aqui» e deixou no ar que é possível ir mais longe, fazer ainda mais e que a ambição da freguesia e da sua comunidade tem sonhos ainda maiores. «Para mim, esta é a obra mais importante de todas», referiu ainda o autarca local, citado na nota da autarquia, «visivelmente feliz da sua comunidade e da obra de todos, como a considerou.
Rui Lages, na mesma linha, agradeceu todas as colaborações, incluindo os trabalhadores da Câmara Municipal, mas com destaque para o Pároco Manuel Joaquim, Flamiano Martins e Paulo Alvarenga – o autarca que classificou como persistente, audaz, fazedor e bom gestor dos dinheiros públicos. Intervieram ainda, entre outros, o Diretor da Segurança Social, que ainda há pouco iniciou funções, assim como o Secretário de Estado. Em comum, palavras de apoio ao projeto e aos responsáveis e o desejo de colaborar para ajudar a fazer mais e melhor.
A sessão formal foi encerrada com a intervenção de D. João Lavrador, para reforçar as palavras de gratidão em relação ao Pároco Manuel Joaquim. Falou ainda do papel da Igreja e das instituições e apelou a um trabalho conjunto: «vamos trabalhar todos, com critério, serenidade, rigor e legalidade».
A nova sede do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora nasce assim no prédio que outrora foi a escola primária da freguesia. O edifício, propriedade da Câmara Municipal de Caminha, foi cedido gratuitamente, através de contrato comodato, por 50 anos, para instalação do equipamento social. Trata-se de uma obra para a comunidade, uma comunidade alargada, que não se limita aos utentes da freguesia de Riba de Âncora.