twitter

Quintas abrem as portas a 7 de setembro para mostrar enoturismo da região

Quintas abrem as portas a 7 de setembro para mostrar enoturismo da região
Fotografia DR

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 27 de agosto de 2024, às 20:30

Iniciativa da Comissão de Viticultura dos Vinhos Verdes.

Cerca de uma dezena e meia de quintas pertencentes à Rota dos Vinhos Verdes vão estar de portas abertas no dia 7 de setembro, entre as 10h00 e as 19h00, para mostrar a oferta de enoturismo da região.

Promovida pela Comissão de Viticultura dos Vinhos Verdes, a iniciativa “Quintas ao Sábado” apresenta propostas em diferentes pontos da região e atividades diversificadas, tanto gratuitas como pagas, tais como caminhar nas vinhas, conhecer o modo de vindima e produção do vinho ou provar vinhos.

O evento mantém a tradição do dia de portas abertas no primeiro sábado de setembro, que já se tornou numa iniciativa emblemática da Região dos Vinhos Verdes.

Neste âmbito, a Adega de Monção vai promover a vista ao seu museu histórico, ao interior da adega e loja, seguida de prova de vinhos, por 10 euros, mediante pré-marcação obrigatória até 5 de setembro. 

No Palácio da Brejoeira, também no concelho de Monção, vai ser possível visitar o palácio, jardins, adega antiga e capela, por 7 euros. Não é obrigatório agendamento para grupos inferiores a 15 pessoas, no entanto é recomendável, para evitar compassos de espera entre visitas.

Em Melgaço, a Quinta de Soalheiro promove provas gratuitas na varanda 360.º sobre o território, onde é possível provar outras dimensões do Alvarinho, dos clássicos à inovação, passando pelas infusões. A reserva não é obrigatória, mas aconselhada.

A Quintas de Melgaço, no mesmo concelho, promove a “QM VinExperience Day – Vindima”, que inclui vindima, almoço tradicional e prova de vinhos na adega, por 30 euros para adultos e gratuito para menores de 12 anos. Há também a “QM VinExperience Day – Portas Abertas”, gratuita, com visita à adega e prova de vinhos. Deve ser feita a inscrição para ambos os programas.

Já em Valença, na Quinta Edmun do Val há prova de vinhos com iguarias tradicionais por 20 euros, não sendo obrigatório fazer inscrição prévia, mas a participação está dependente da lotação do espaço.

Por seu turno, a Quinta de Tamariz, em Barcelos, promove visitas guiadas gratuitas às vinhas e adega, com passagem pelo bosque e recolha pelas crianças de folhas para depois colarem numa folha branca, seguida de prova comentada de dois vinhos, acompanhados com queijo de vaca e pão regional, mediante inscrição.

Em Guimarães, a Quinta dos Encados leva a cabo, durante a manhã, um workshop de artes na vinha para crianças e adultos, com prova de vinhos acompanhado por alguns aperitivos para os crescidos, que custa 15 euros para as crianças e 20 para adultos. De tarde, há um workshop de iniciação à prova por 15 euros por pessoa. Existe ainda o piquenique entre as vinhas, por 25 euros. As inscrições devem ser feitas até 6 de setembro.

A Casa da Tojeira, em Cabeceiras de Basto, promove a visita às vinhas e aos museus, com prova vertical de vinhos com estágio em barrica e folclore, por 15 euros por pessoa. O programa também pode incluir um almoço regional com o enólogo da Casa da Tojeira, por 50 euros. Todas as visitas dispõem de pré-marcação obrigatória até 5 de setembro. 

Em Celorico de Basto, a Quinta da Raza realiza uma prova de três vinhos e visita às instalações dedicadas ao enoturismo por 5 euros, mediante inscrição prévia.

Na Quinta de Santa Cristina, no mesmo concelho, há prova de dois vinhos com harmonização de produtos regionais e visita à quinta e adega por 6 euros, com pré-marcação obrigatória.

A Quinta da Lixa propõe visitas com prova de um vinho por 5 euros; visita com prova de 4 vinhos clássicos por 15 euros; e visita com prova de 4 vinhos premium acompanhada por uma seleção de queijos por 55 euros. Também é possível ser enólogo por um dia, com elaboração do seu próprio vinho, por 30 euros; fazer um passeio de jeep pela propriedade dos Lagareiros e Casa do Rio com prova de três vinhos por 35 euros, ou um brunch no Monverde Wine Experience (Amarante), por 29 euros. Todas as atividades dispõem de pré-marcação obrigatória. 

O programa da Quinta de Lourosa, em Sousela, inclui visitas com prova por 10 euros, sem reserva; workshop e prova vertical de Alvarinhos Quinta de Lourosa – anos 2011, 2014, 2016, 2019 e 2023 – por 30 euros, mediante reserva; e concerto nas vinhas pelo grupo Clarinetes Ad Libitum e encerramento do dia, às 18h30, por 10 euros.

A Quinta das Arcas, em Valongo, realiza um passeio de comboio turístico pelas vinhas e prova de vinhos, por 5 euros, com oferta de um voucher do mesmo valor, que poderá ser descontado no dia na loja da quinta.

A Aveleda, em Penafiel, disponibiliza o programa standard, com aos jardins românticos e adega velha, por 12,5 euros; o programa Vindim’art, com visita aos jardins românticos e adega velha, lanche das colheitas e prova horizontal de Alvarinho, vindima, jantar “petisco tradicional” e sopa das vindimas e atividade lúdico-cultural, por 99 euros; o programa Vindim’, com visita aos jardins românticos e adega velha, lanche das colheitas e prova horizontal de Alvarinho e vindima, por 60 euros; e o programa Art’, com visita aos jardins românticos e adega velha e atividade lúdico-cultural, por 18 euros. Todas as atividades têm pré-marcação obrigatória.