twitter

Casal espanhol perdido no PNPG com uma cadela foi resgatado por um helicóptero

Casal espanhol perdido no PNPG com uma cadela foi resgatado por um helicóptero
Fotografia BV Arcos de Valdevez

Redação

Publicado em 20 de agosto de 2024, às 10:54

Um jovem casal espanhol que estava acompanhado da sua cadela foi resgatado ontem em Arcos de Valdevez nas zonas de alta montanha dentro do território do Parque Nacional da Peneda-Gerês, segundo anunciaram os Bombeiros de Arcos de Valdevez.

Segundo a corporação, os bombeiros foram acionados cerca das 17h30 para o resgate, e foi necessária a ajuda da Força Aérea Portuguesa, que através da sua equipa de resgates “Os Zangões - Esquadra 552” sediados em Ovar, que através do seu helicóptero “koala” conseguiu efetuar o resgate.

Para esta ocorrência, os Bombeiros de Arcos de Valdevez mobilizaram uma equipa de resgate, constituída por cinco elementos, que em coordenação com o helicóptero da Força Aérea Portuguesa procederam à recuperação do casal. A corporação também destacou o apoio da Sala de Operações do Comando Sub-Regional do Alto Minho.

“Mais uma vez houve vários factores que facilitaram a operação, o local onde o jovem casal pediu ajuda tinha cobertura de rede de telemóvel que facilitou a localização e a comunicação entre todos os envolvidos. Também as temperaturas que se faziam sentir no local, apesar de ser um território de alta montanha eram temperaturas (na casa dos 20 graus) que garantiam aquela hora algum conforto”, explicam os bombeiros em comunicado.

No seu comunicado, os Bombeiros de Arcos de Valdevez apelaram para o cuidado nas caminhadas.

“Este tipo de ocorrências começa a ter uma enorme recorrência no Concelho de Arcos de Valdevez, nomeadamente nas zonas de alta montanha, dentro do território do PNPG. Urge-se a tomada de medidas que regrem a circulação de visitantes e responsabilizem os comportamentos irresponsáveis e negligentes em zonas de alta montanha e principalmente dentro do território do PNPG. Circular na serra não é passear na cidade”, refere.