twitter

700 mil lâmpadas vão iluminar a Romaria d'Agonia

700 mil lâmpadas vão iluminar a Romaria d'Agonia
Fotografia VianaFestas

Redação

Publicado em 09 de agosto de 2024, às 19:21

Pelas principais ruas e avenidas de Viana do Castelo

Quase 10 quilómetros de ruas e avenidas da cidade de Viana do Castelo iluminam-se esta sexta-feira, com o brilho de 700 mil lâmpadas e decorações alusivas às tradições do concelho que marcam a Romaria d’Agonia.

“A iluminação da Romaria d’Agonia pelas principais ruas e avenidas de Viana do Castelo já se tornou também numa atração das nossas festas. Anualmente tentamos trazer novidades, mas há cada vez mais uma preocupação com a sustentabilidade energética, mantendo o impacto visual”, explica o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino.

A devoção à Senhora d'Agonia iniciou-se em 1751 e comemora-se a 20 de agosto até aos dias de hoje.

Trata-se de uma celebração de cariz religioso, à qual, ao longo de mais de 200 anos, se foram acrescentando diversos momentos festivos, ora de índole religiosa, ora de índole profana.

É considerada a maior romaria de Portugal que chama à cidade de  Viana do Castelo mais de um milhão de visitantes durante os dias da festa.

Este ano, a  Romaria d’Agonia vai voltar a festejar-se durante nove dias, um formato testado em 2023 e que resultou, segundo a organização, numa “maior afluência” de pessoas a Viana do Castelo.

Durante aquele período terão passado pela capital do Alto Minho mais de 1,1 milhões de pessoas.