A época das vindimas está a chegar, e as empresas das Região Demarcada dos Vinhos Verde oferecem diversas experiências para fortalecer o turismo.
Para este ano, alguns locais já anunciaram as atrações disponíveis. A Quintas de Melgaço, por exemplo, alargou a sua oferta de enoturismo, o Soalheiro celebra os 50 anos da primeira vinha e quer dar a conhecer a cultura única e familiar do Alvarinho, e o Esporão leva a uma visita e apanha de uva, além de outras atividades.
A experiência oferecida pela Quintas de Melgaço arranca no fim de agosto e decorre até 14 de setembro.
Segundo a empresa, o produtor desenhou um programa de vindima especial, onde o visitante se torna parte integrante da Quintas de Melgaço, tendo a oportunidade de conhecer e vindimar com os verdadeiros protagonistas do projeto: as cerca de 530 famílias da região. Há programas de curta duração, mas também sugestões com alojamento e refeições incluídas.


Fotos: Quintas de Melgaço
A jornada matinal é recompensada por um almoço tradicional com o produtor e, a tarde é destinada à prova de vinhos 100% Alvarinho, a casta rainha da região. Na adega vão estar os vinhos QM Alvarinho, Alvarinho Vinhas Velhas e o Espumante Super Reserva.
Em plena vindima, no fim de semana, de 7 e 8 de setembro, a Quintas de Melgaço preparou, também, outros programas com durações diferentes. Para os visitantes com mais tempo, que pretendem emergir a fundo na região, além do vinho, o produtor associou-se ao alojamento local Azevim Nature, que garante uma estadia confortável com vistas privilegiadas para o verde do Minho; e à Melgaço White Water, um operador local que promete partilhar a plena Natureza da região com os visitantes, durante uma descida de rafting pelo Rio Minho.
Para reservas e mais informações sobre estes e outros programas, o contacto pode ser feito por [email protected].
O Soalheiro, também em Melgaço, celebra meio século da sua primeira vinha, e também oferece a experiência de tornar-se agricultor. O programa decorre entre 1 e 15 de setembro, com um mínimo de duas pessoas.
A programação começa com receção, distribuição de tesouras de vindima e introdução ao território. Segue-se a participação na vindima de uma família do Clube de Viticultores do Soalheiro, e uma merenda na vinha com um copo de Alvarinho.


Fotos: Soalheiro
Depois da visita à adega e Cave da Inovação, decorre uma prova e um almoço típico acompanhado de Alvarinho.
O Esporão, oferece programa em três quintas, nas regiões do Alentejo, Douro e Vinho Verde.
A Quinta do Ameal, em Ponte de Lima, oferece o programa "A essência o Vinho Verde a 13 de setembro.


Fotos: Esporão
O programa conta com Visita à vinha e apanha de uva, visita guiada à adega e participação na mesa de escolha, prova de vinhos, seguida de almoço especial de vindima. Experiência "seja enólogo por um dia", com workshop de criação de um lote de vinho na companhia da enóloga da Quinta do Ameal.
Os visitantes recebem um kit de vindima, com uma t-shirt, chapéu de sol e garrafa de água.
Perto do Minho, em Penafiel, a Quinta da Aveleda anunciou o programa VINDIM'ART. Nos dias 31 de agosto, 1, 7 e 8 de setembro, além de atividades que contam até com uma sessão de cinema no local. As opções podem ser conhecidas online.