Bailarinos e músicos de ranchos folclóricos oriundos de sete países e três continentes vão, entre esta segunda-feira e o próximo domingo, desfilar pelas ruas da cidade e exibir-se no Campo de S. Mamede, em frente do Castelo de Guimarães. O Fest’in Folk Corredoura promete sete dias de festa entre culturas do mundo.
O Grupo Folclórico da Corredoura promove ao longo de sete dias, em Guimarães, o folclore e diferentes culturas, no seu “Fest’in Folk”, que gosta de se intitular como o “mundo da dança em Guimarães”. E, com efeito, entre 5 e 11 de agosto, o folclore de sete países vai desfilar na cidade e exibir-se em três galas. Os desfiles e paradas que, no dia 9 de agosto (sexta-feira), a partir das 16h00, vão invadir as ruas e praças do centro histórico de Guimarães dão o mote para as três galas de folclore que acontecerão todas as noites dos dias 9, 10 e 11 de agosto, no palco montado no Campo de S. Mamede.
Este é o resumo de uma programação mais intensa que o Fest’In Folk Corredoura - O Mundo Dança em Guimarães 2024 realiza durante 7 dias para celebrar a diversidade cultural através da música, dança e outras expressões artísticas, trazendo grupos de vários países, de todo o Mundo, para se apresentarem na cidade de Guimarães. O festival promove a interculturalidade e inclui uma variedade de atividades, como desfiles, workshops, exibições em praças públicas, espetáculos e cerimónias ecuménicas.
O evento volta a exibir-se no seu formato tradicional, depois de passar a integrar a agenda cultural do Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais (CIOFF), parceiro oficial da UNESCO. «Cada vez mais, este evento se afirma como uma das atividades culturais mais importantes do concelho, oferecendo três glas no Campo de S. Mamede, sempre o ponto mais alto do Fest’in Folk, que tem uma semana de intensa atividade», resumiu Henrique Macedo, presidente do Grupo Folclórico de S. Torcato, formulando o desejo de ver a cidade associar-se massivamente ao evento.
O programa deste ano, depois da receção dos participantes, tem unício a 6 de agosto (terça-feira) com a inauguração da exposição “ O Mundo a Trajar em Guimarães”, no GuimarãeShopping. No mesmo dia e no seguinte, no mesmo espaço, a partir das 16h00, decorrerão workshops de dança com elementos dos grupos oriundos do Chile e Paraguai.
Os desfiles e paradas, no dia 9, assim como as galas de folclore contam com a presença dos grupos de todos os países participantes: Chile, Indonésia, Itália, Paraguai, Portugal, Uruguai e Sérvia. A estes somam-se, na gala da noite de sábado, dia 10, o Grupo Folclórico de S. Cosme de Gondomar, Rusga de S. Vicente (Braga), Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria-a-Velha, Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia e o Grupo Folclórico da Corredoura. O evento tem uma celebração ecuménica, domingo, na Basílica de S. Torcato, antes da gala de encerramento.