O risco de incêndios florestais deve agravar nos próximos 15 dias na região do Minho. Segundo análise de Pedro Machado do Centro e Estudos Climáticos do MeteoFreixo, as condições meteorológicas para a primeira quinzena deste mês vai exigir cuidados.
"A previsão para a primeira quinzena de agosto na região Minho é de céu geralmente pouco nublado ou limpo com temperaturas normais para a época na 1ªsemana (máximas a rondar os 30ªC). O padrão tempo seco vai manter-se na segunda semana, mas atenção às temperaturas máximas poderem vir a ultrapassar os 35ºC", diz o relatório do centro.
"Aliado ao vento moderado, o risco de incêndio vai agravar consideravelmente e contrariar a tendência mais calma ocorrida em julho. Em resumo, duas semanas secas mas a primeira com temperatura normal e a segunda bastante mais quente e a exigir cuidados especiais pelos agentes da proteção civil", refere o comunicado.
No mês passado, as alternâncias entre semanas extremamente secas e quentes e períodos intermédios frescos e chuvosos acabaram por diminuir o risco de incêndios.