twitter

Rios do Minho vão ser reabilitados com dinheiro do Governo

Rios do Minho vão ser reabilitados com dinheiro do Governo
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 30 de julho de 2024, às 11:04

Investimento inclui diversos rios da região

O Governo anunciou hoje que vai investir 11,1 milhões de euros na reabilitação de dez rios e ribeiras de norte a sul do país, numa extensão de 214 quilómetros.

Segundo informação disponibilizada pelo gabinete de imprensa do Ministério do Ambiente e Energia, em causa estão projetos de restauro no rio Tua, Esteiro de Salreu, rio Arunca, Ribeira de Carnide, rio Certima, rio Lena, Ribeira da Fervença, Olhos da Fervença, rio Zela e afluentes, Ribeira Espiçandeira, rio Este, rio Leça, rio Vizela, Bugio e Ferro.

O anúncio do investimento acontece num dia em que a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, visita várias intervenções – em Braga, Porto, Maia, Águeda, Aveiro, Oliveira do Bairro e Tomar –, no valor de 5,3 milhões de euros.

O objetivo da intervenção nesses dez rios e ribeiras é, segundo o Governo, “recuperar as suas características originais, após longos anos em que sofreram profundas alterações”.

O investimento, coordenado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), será financiado pelo Fundo Ambiental, tutelado pelo Ministério do Ambiente e Energia, e por fundos europeus.

Na mesma nota, o Ministério do Ambiente e Energia acrescenta que estão a ser concluídas intervenções noutros 97 quilómetros de rios, no valor de 3,4 milhões de euros, financiados pelo Fundo Ambiental.

O Governo assumiu como meta recuperar “pelo menos 500 quilómetros de extensão de rios e afluentes” até 2030.