twitter

Trajes dos porta-estandartes portugueses em Paris2024 foram bordados em Vila Verde

Trajes dos porta-estandartes portugueses em Paris2024 foram bordados em Vila Verde galeria icon Ver Galeria
Fotografia Divulgação

Redação

Publicado em 25 de julho de 2024, às 10:32

Revelada a roupa que Fernando Pimenta vai utilizar

Os trajes oficiais dos porta-estandartes da Equipa Portugal 2024 que serão utilizados na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, que decorre esta sexta-feira em Paris, foram bordados à mão pela Cooperativa Aliança Artesanal de Vila Verde.

Segundo destaca a Decenio, responsável pelos trajes, o canoísta limiano Fernando Pimenta e a marchadora Ana Cabecinha levam consigo, através dos seus uniformes, o coração de todos os portugueses a bater pela Equipa Portugal. Dois conjuntos impactantes, que abraçam a tradição e a modernidade e que farão os nossos atletas brilhar perante o mundo.

A empresa desenhou-os exclusivamente para este dia e contou com a colaboração da Cooperativa Aliança Artesanal de Vila Verde, que bordou à mão, ao longo de dois meses, os looks compostos por vestido, blazer e panamá para a marchadora e blazer, calção e panamá para o canoísta. 

“Inspirada nos motivos típicos do artesanato português, a marca procurou honrar e homenagear a riqueza histórica e cultural de Portugal e revelar ao mundo as mensagens de amor, solidariedade e força de todos os portugueses que foram recolhidas ao longo de vários meses”, diz a empresa, em comunicado.

Para além dos porta-estandartes, foram convocados mais de 70 atletas, de 15 modalidades, que compõem a comitiva portuguesa para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e que irão desfilar com os trajes oficiais desenhados pela Decenia, parceira do Comité Olímpico de Portugal pela segunda vez.

“Uma coleção com um estilo urbano e desportivo, confortável e elegante, utilizada pelos atletas olímpicos nas cerimónias oficiais e ocasiões informais. Entre as 25 peças desenhadas pela marca portuguesa há fatos, polos, sweaters, saias, bonés, lenços ou sapatilhas. Além de priorizar o Made in Portugal, a Decenio procurou também escolher materiais que se adaptassem às necessidades dos desportistas em termos de conforto e funcionalidade”, refere.

As peças estão disponíveis nas lojas da Decenio. No Minho há uma unidade no Braga Parque, mas também é possível adquirir online.