twitter

“Cinema na Vinha” convida espetadores para filmes com provas de Vinhos Verdes

“Cinema na Vinha” convida espetadores para filmes com provas de Vinhos Verdes
Fotografia Divulgação

Redação

Publicado em 24 de julho de 2024, às 19:22

Evento conta com um total de 21 sessões

A Casa dos Vinhos Verdes, no Porto, exibe hoje, a partir das 21h30, o filme “O movimento das coisas “, de Manuela Serra, filmado em Lanheses, no concelho de Viana do Castelo.

Este é um dos momentos do ciclo de "Cinema na Vinha", que a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) promove em julho e agosto, num total de 21 sessões.

Com curadoria de Paulo Cunha e de Tiago Fernandes, a edição de 2024 é dedicada ao tema “50 anos de Liberdade”, decorrendo na Casa dos Vinhos Verdes – Palacete Silva Monteiro, na rua de Restauração, 318, no Porto, e em 11 produtores da região.

A presidente da Comissão de Viticultura, Dora Simões, explica que esta iniciativa é um convite para apreciar filmes interessantes e ao mesmo tempo provar diferentes perfis dos Vinhos Verdes, desde os mais leves e frescos aos mais intensos, estruturados e de guarda, desfrutando do início de noite com vista para o rio Douro ou descobrindo a oferta de enoturismo da região.

A programação prossegue amanhã, 25 de julho, na Casa dos Vinhos Verdes, com “A Sala de Professores”, IIker Çatak; a 31 de julho com “O mal não está aqui”, de Ryûsuke Hamaguchi; e a 1 de agosto, com “Do fundo do coração, de Francis Ford Coppola.

Na sexta-feira, dia 26 de julho, a Adega de Ponte de Lima exibe “O último autocarro”, de Gilies MacKinnon, filme que também vai ser apresentado no sábado, 27 de julho, na Quinta da Aveleda.

“Há Festa na Aldeia”, de Jaques Tati, é a película que vai ser exibida a 2 de agosto na Casa da Tojeira e a 9 de agosto na Quinta das Arcas. 

O Monverde Wine Experience Hotel apresenta, a 3 de agosto, “O nosso último Verão na Escócia”, de Andy Hamilton, Guy Jenkin, e a Quinta de Lourosa encerra o ciclo a 10 de agosto, com “Liberdade”, de Clara Roquet.

A partir das 20h45, a Casa dos Vinhos Verdes abre as portas para receber os participantes nos jardins com vista para o rio Douro com provas de Vinhos Verdes e gelados com sabor a Alvarinho, Vinhão, Loureiro e Avesso, criados pelo chefe António Vieira. As sessões têm um custo de 10 euros e estão limitadas a um máximo de 50 pessoas. Os bilhetes estão disponíveis em www.vinhoverde.pt.

Em relação às propostas nas quintas da região, cada produtor preparou uma proposta de enoturismo específica, podendo os bilhetes ser adquiridos junto de cada espaço aderente.