A Irmandade da Penha, no concelho de Guimarães, e a Guimabus estabeleceram uma parceria que assegura o transporte, a um preço especial, entre o centro da cidade de Guimarães (Campo da Feira) e o topo da Estância Turística da Penha para assistir ao espetáculo do Padre Guilherme, que decorrerá a partir das 18h00 de hoje, dia 21 de julho, no recinto do Santuário da Penha.
«Procurando garantir o conforto e a facilidade de acesso ao evento, o serviço de transporte funcionará, das 17h00 às 22h20, entre a paragem de autocarros do Campo da Feira (Largo República do Brasil) e o Parque de estacionamento de autocarros da Penha, a 200 metros do recinto do Santuário da Penha», revelou a Irmandade liderada por Roriz Mendes, em comunicado enviado ao Diário do Minho. Acrescenta o comunicado que, antes das 17h00 e depois das 22h00, «os interessados também poderão utilizar o Teleférico da Penha», que liga o centro da cidade ao santuário mariano vimaranense.
A nota de imprensa destaca que «o vimaranense Padre Guilherme atuou nas Jornadas Mundiais da Juventude e esteve em muitos dos melhores palcos da música eletrónica internacional, prometendo uma atua- ção especial no momento em que celebra 50 anos de idade e 25 de ordenação sacerdotal». «Participará na festa da Penha “Ebmath”, uma dupla musical inovadora, formada por Andrea Tambè e Simone Mancin, que se tornou referência na cena techno melódica», continua o comunicado, recordando que ontem, a estância de turismo religioso da Penha «recebeu uma contagem de montanha da segunda etapa do 34.º Grande Prémio do Minho - Juniores, competição desportiva que já foi ganha por promessas e certezas do ciclismo».
Hoje, domingo, dia 21 de julho, relizam-se as festividades religiosas da Festa de Nossa Senhora do Carmo da Penha (Padroeira da Irmandade). Ao início da tarde, pelas 15h00, no Largo da Comissão, atuarão Kika Freitas e Nelito Santos. Kika Freitas nasceu por entre microfones e instrumentos, cedo revelando dotes musicais que a conduzem a atuações versáteis e animadas, enquanto Nelito Santos é um fascinado pela música que assume o público como a vitamina que o motiva para espetáculos populares animados.
A edição deste ano da iniciativa “O Verão é na Penha” pretende diversificar a oferta cultural, tanto ao nível das opções como dos locais de realização, contribuindo para a consolidação da afirmação da Penha e de Guimarães nos planos cultural regional e nacional.