twitter

IPVC duplica número de camas para alojamento de estudantes no próximo ano letivo

IPVC duplica número de camas para alojamento de estudantes no próximo ano letivo
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 15 de julho de 2024, às 16:30

Já no próximo ano letivo, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo vai passar de 594 camas para 1.180.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai duplicar o número de camas para o alojamento de estudantes no próximo ano letivo. A  instituição de ensino superior passou vai passar a disponibilizar 1.180 camas, em vez das 594 que tinha no último ano letivo, fruto do investimento em residências próprias ou de protocolos com municípios e entidades privadas.

"Em relação ao ano letivo que agora termina e só para os estudantes a frequentar uma das três Escolas Superiores localizadas em Viana do Castelo – Escola Superior de Educação, Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Escola Superior de Saúde –, vão estar disponíveis mais 530 camas, o que representa um aumento superior a 60% em relação à capacidade atualmente existente", refere o IPVC.

Na Praia Norte, e para servir os estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), vai nascer uma residência académica com 400 camas, distribuídas por quartos equipados com casa de banho privativa. O novo edifício vai ter também cantina, bar, centro de saúde, área de fitness e um conjunto de espaços de natureza diversa para fruição dos alunos, num investimento aproximado de 14 milhões.

Já no Centro Académico, a residência vai ser alvo de uma renovação de custo superior a um milhão e meio de euros e vai ficar com capacidade para 130 camas. Juntando esta à residência na Escola Superior de Educação, que tem capacidade para acolher 119 estudantes, e aos alojamentos protocolados, a academia estudantil do IPVC, em Viana do Castelo, vai ter ao dispor 869 camas.

No polo da ESTG-IPVC em Arcos de Valdevez, os estudantes, graças a um protoloco com o município local, têm ao dispor 15 camas.

Em Ponte de Lima, a Escola Superior Agrária disponibiliza aos estudantes 161 camas e, em Melgaço, com a construção da residência com capacidade para acolher 21 alunos, a Escola Superior de Desporto e Lazer passou a contar com 79 camas. O novo espaço correspondeu a um investimento de cerca de 800 mil euros e nasceu da reconversão da Escola Primária de Prado, numa parceria entre o Politécnico de Viana do Castelo e o Município de Melgaço.

Por fim, na Escola Superior de Ciências Empresariais, os estudantes vão ter, já no ano letivo a começar em setembro, 56 camas, após a construção daquela que é a primeira residência académica em Valença. O edifício conta com três pisos: no rés-do-chão, vão ficar instaladas as áreas comuns, como cozinha, espaços de refeição e de convívio. Já os dois pisos superiores vão ser compostos por 24 quatros duplos e oito individuais.