twitter

Vinho de Melgaço acumula mais prémios e pode provar na Feira do Alvarinho de Monção

Vinho de Melgaço acumula mais prémios e pode provar na Feira do Alvarinho de Monção
Fotografia Divulgação

Redação

Publicado em 04 de julho de 2024, às 18:57

Evento decorre este fim de semana

A marca de vinhos Dona Paterna, de Melgaço, comunicou hoje que arrecadou mais três prémios internacionais, e que estarão disponíveis na Feira do Alvarinho de Monção, que arranca hoje.

Na mais recente edição do Decanter World Wine Awards, um dos mais importantes concursos mundiais, a marca melgacense arrecadou uma medalha de ouro para o Alvarinho 2022 e uma de prata para o Alvarinho Reserva 2022. Já no Concours Mondial de Bruxelles, a marca de Melgaço viu o seu Alvarinho 2023 ser premiado com prata. 

Com esta distinção, o Alvarinho 2022 Dona Paterna conta já no seu portfólio com três medalhas de ouro: no Concurso Internacional de Vinos Bacchus 2024, no VINARIUM International Wine Contest 2024 e, agora, no Decanter World Wine Awards 2024. Mas, também duas medalhas de prata: no International Wine Challenge 2024 e no Sommeliers Choice Awards 2023. 

Já o Alvarinho Reserva 2022 Dona Paterna conquistou os paladares no Frankfurt Internacional Trophy 2024, no Concurso Internacional de Vinos Bacchus 2024 e no Concurso da Região Demarcada dos Vinhos Verdes 2024, onde foi galardoado com ouro. E foi ainda premiado com prata no Sommeliers Choice Awards 2024 e, agora, no Decanter World Wine Awards 2024. 



E o Alvarinho 2023, no mercado desde o início deste ano, tem já duas medalhas: prata no Concours Mondial de Bruxelles 2024 e ouro no Sommeliers Choice Awards 2024. 

“Ser reconhecido nestes eventos, onde temos algumas das melhores referências de vinho, é a confirmação do nosso compromisso com a qualidade e a autenticidade dos nossos vinhos, da nossa sub-região”, diz o produtor, Carlos Codesso.

“É uma honra ver os nossos vinhos serem apreciados e premiados em palcos tão exigentes como agora o do Decanter World Wine Awards e o Concours Mondial de Bruxelles”, completou.

Os vinhos estarão disponíveis na Feira do Alvarinho de Monção, que arranca hoje e decorre até domingo, no Parque das Caldas de Monção, junto ao rio Minho e será a primeira edição com quatro dias de duração. 

“No stand da Dona Paterna, os visitantes terão a oportunidade de provar os nossos vinhos premiados e ficar a conhecer um pouco da história da nossa marca, que já lá vão 50 anos”, diz Carlos Codesso. 

Autointitulada “a maior wine party de Portugal”, a feira é organizada pelo município de Monção e volta a reunir produtores da sub-região de Monção e Melgaço, mas também excelente gastronomia, música e um leque variado de atividades.