A Câmara de Viana do Castelo investiu quase 400 mil euros na segurança e condições das praias do concelho para esta época balnear, que arranca hoje e decorre até 15 de setembro.
A fatia maior deste valor vai para a aquisição de serviços de vigilância, assistência balnear, patrulhamento e coordenação de 31 nadadores-salvadores para a época balnear, no valor global de 290.000 euros, com vista a “garantir a salvaguarda da segurança de utentes e praticantes de desportos náuticos nas águas balneares designadas de Viana do Castelo e em águas com prática balnear conhecida (embora não designada, Rodanho e Argaçosa)”.
Durante a cerimónia, Rui Serrano da Paz, comandante-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, pediu aos profissionais para que estejam atentos, colocando o foco no objetivo de “zero mortes” durante a época balnear.
Luís Nobre, presidente da Câmara de Viana, afirmou que “o cuidado que temos com a nossa frente atlântica e com a segurança das nossas praias é uma prioridade que é reconhecida”, agradecendo o empenho de todos os nadadores-salvadores nos 93 dias de trabalho que começam este sábado.
Fabíola Oliveira, vereadora do Ambiente, agradeceu “a disponibilidade e responsabilidade” dos nadadores-salvadores, considerando que os praticantes de desportos náuticos são um dos maiores focos prioritários, já que Viana do Castelo é cada vez mais reconhecida pelas condições de excelência para os desportos de mar e rio.
Além do investimento nos nadadores-salvadores, a Câmara investiu em iniciativas comoo aluguer de estruturas modulares, sanitários e módulos amplos, ainda para conservação, requalificação e valorização ambiental dos espaços envolvendo territórios de praias fluviais e outros espaços de lazer, e também outros gastos como estacionamentos e limpeza.