twitter

Festa do Vinho Verde em Ponte de Lima conta com número de recorde de produtores

Festa do Vinho Verde em Ponte de Lima conta com número de recorde de produtores
Fotografia

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 08 de junho de 2024, às 19:28

Certame decorre nos dias 14, 15 e 16 de junho, na Expolima

A 32ª edição da Festa do Vinho Verde de Ponte de Lima vai contar o maior número de produtores de Vinho Verde e de expositores gastronómicos, anunciou a câmara municipal.

O certame decorrerá de 14 a 16 de junho, na Expolima, e promete ser o «maior e melhor de sempre».

Organizado em parceria com a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural e com a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, a Festa do Vinho Verde de Ponte de Lima celebra mais de três décadas de história, assumindo-se desde a sua criação como um «motor essencial na promoção do Vinho Verde, como produto de excelência da região, além de incentivar o desenvolvimento sustentável do sector vitivinícola local».

Além da exposição e venda de vinho, o certame propõe degustações, provas comentadas e showcookings, para além de um programa diversificado de animação musical, com a atuação de DJs nas noites de sexta e sábado (14 e 15 de junho).

O programa integra ainda o XLII Festival de Folclore, no domingo, às 15h30, organizado pelo Grupo Cultural e Recreativo de Danças e Cantares de Ponte de Lima, que contará com as atuações da Asociación Cultural Con de Xido – Espanha; Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barqueiros – Mesão Frio, Etnográfico de Vila Praia de Âncora e o grupo anfitrião.

Destaque também para o Concurso de Vinhos Verdes, já na sua 10.ª edição, e que avaliará mais de 40 vinhos nas seguintes categorias: Regional Minho Branco, Regional Minho Tinto, Regional Minho de casta Vinhão e Regional Minho de casta Loureiro. 

Os resultados serão divulgados na sessão de abertura da Festa do Vinho Verde, na sexta feira, 14 de junho, a partir das 18h00.

A Festa do Vinho Verde de Ponte de Lima tem como propósito «destacar a qualidade e a diversidade do vinho verde, promovendo-o como um produto de excelência e contribuindo para o crescimento e a sustentabilidade do setor vitivinícola».

Há mais de 30 anos a divulgar o vinho verde, esta 32.ª edição «promete ser uma celebração memorável da cultura, da tradição e da inovação que caracterizam esta região», acrescenta a autarquia.