twitter

Junho vai alternar entre semanas de sol e dias de aguaceiros com possibilidade de trovoadas

Junho vai alternar entre semanas de sol e dias de aguaceiros com possibilidade de trovoadas
Fotografia DR

Redação

Publicado em 03 de junho de 2024, às 19:24

Previsão do tempo

O Centro e Estudos Climáticos do MeteoFreixo divulgou hoje o relatório climático de maio, e também a previsão do tempo para o próximo mês. Junho vai apresentar no Minho alguma instabilidade atmosférica, sobretudo sentida na temperatura e alternância entre semanas de sol e aguaceiros com possibilidade de trovoadas.

De acordo com o MeteoFreixo, essa instabilidade será sentida principalmente na segunda e quarta semanas, enquanto as temperaturas prevêem-se dentro dos padrões normais de junho, embora mais quente na primeira e quarta semana.

Em relação ao mês passado, a análise é de que foi mais ligeiramente mais fresco pois registou-se um valor de -0,2ºC (15,6ºC), em relação à normal do mês (15,8ºC). Aliás, a temperatura média de 15,6ºC em maio foi precisamente a mesma do mês anterior, abril, este sim, bastante quente em relação à normal, segundo avançou Gonçalo Sousa, do MeteoFreixo.

Na sequência do que tem acontecido nos meses anteriores, a precipitação de maio voltou a ser bastante significativa com +72%. Apesar do quantitativo significativo, o regime de pluviosidade teve um caráter bastante irregular ao longo do mês.

"Podemos resumir que foi um mês fresco, intercalado por períodos curtos bastante quentes", disse Gonçalo em comunicado enviado ao Diário do Minho.

Em relação à precipitação, este mês foi chuvoso ao registar 194.5 mm, bastante acima da média de 113 mm (+72%). No entanto se analisarmos ao pormenor a distribuição da precipitação, ela concentrou-se nos primeiros 5 dias do mês de maio. Na primeira semana registaram-se 145 mm de precipitação acumulada, com destaque para o dia 5 com 76,5 mm. Nesse dia choveu 73,6% daquilo que é suposto acontecer durante o mês de maio. O resto do mês registou uma precipitação pouco significativa com valores modestos (inferiores a 5 mm), exceto os dias 13 e 16 que tiveram respetivamente 12,5 mm e 15 mm de precipitação acumulada.

A precipitação de 72% acima da média não teve grandes consequências no bem estar das populações a atividades económicas.