O parque fotovoltaico do Luena, na província de Moxico, em Angola, construído pela MCA, empresa de Guimarães, foi inaugurado esta sexta-feira pelo ministério da Energia e Águas e representou um investimento de 36,9 milhões de euros.
A empreitada garantiu a instalação de 43.680 painéis solares com uma potência de 25,3 MWp, e tem capacidade para abastecer mais de 59 mil pessoas.
O projeto, de 36,9 milhões de euros, conta com 43.680 painéis solares e tem uma potência instalada de 25,3 MWp. Quando entrar em funcionamento vai beneficiar de uma capacidade de produção de energia renovável considerável.
“É com enorme orgulho que entregamos o quarto parque solar em Angola. As nossas equipas reconhecem o impacto que estes projetos têm na melhoria da qualidade de vida da população e estão a realizar um excelente trabalho”, disse Manuel Couto Alves, chairman da MCA.
Este é mais um de um conjunto de sete parques, todos eles construídos pela empresa vimaranense em conjunto com a Sun Africa.
Segundo comunicado da MCA, o projeto de eletrificação de zonas rurais, inserido no plano “Energia Angola 2025”, tem como objetivo diversificar a matriz energética do país, a fim de garantir que cerca de 77% da população rural tenha acesso a eletricidade, bem como contribuir para a redução anual de emissões poluentes em cerca de um milhão de toneladas de dióxido de carbono.